quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Truques do Word

O grande diferencial do pacote MS Office em relação às opções gratuitas - como o OpenOffice, por exemplo - talvez seja a enorme diveresidade de funções e recursos que seus programas disponibilizam, mas apenas uma pequena fatia desse bolo é conhecida e explorada pelos usuários.
Você sabia, por exemplo, que:

1 - Mantendo pressionada a tecla <Shift> ao clicar em Arquivo, no Word, o menu de contexto passa a apresentar duas novas opções (Salvar Tudo e Fechar Tudo).
2 - Para não perder tempo retirando marcadores ou números indesejados de uma lista e arrumando recuos manualmente, basta pressionar a combinação de teclas <Shift+Enter> para introduzir um item sem número ou marcador (para retornar à marcação ou numeração, volte a usar somente <Enter>).
3 - Mantendo pressionada a tecla <Alt>, ao clicar sobre uma palavra qualquer, você comanda a abertura de um painel de pesquisa com sinônimos e ferramentas de tradução (alguns recursos requerem uma conexão ativa com a Internet).
4 - É possível evitar que a inserção de um bloco de texto com formatação diferente bagunce o documento se, após selecionar e copiar o texto de origem, você posicionar o cursor no ponto onde deseja fazer o "enxerto", abrir o menu Editar e clicar em Colar Especial > Texto não formatado.
5 - Pressionando <Ctrl> e girando o botão de rolagem do mouse, cada giro (para frente ou para trás) aumenta ou reduz o zoom em 10%.
Observação: Essas dicas são para o Word 2003; talvez algumas funcionem também nas versões anteriores, mas eu não tive como testar.

Bom dia a todos e até a próxima.
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