quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Desligar ou reiniciar? (aditamento)

Recebi um e-mail perguntando sobre a conveniência de se desligar o computador atuando somente sobre o estabilizador de tensão (ou filtro de linha, conforme o caso) e, dada a relevância da questão, achei por bem aditar o post anterior para dizer que esse procedimento deve ser evitado, pois o equipamento pode sofrer danos devido à sobretensão que costuma ocorrer no instante em que o fornecimento de energia é estabelecido.
Em vista disso, é mais indicado desligar primeiro o computador, depois o monitor e a impressora (em qualquer ordem), e só então desligar o estabilizador ou o filtro de linha. Já na hora de religar os equipamentos, deve-se ligar primeiro o estabilizador (ou o filtro de linha), depois o monitor, e finalmente o computador e a impressora (em qualquer ordem).

Observação: Ligar o monitor (notadamente os modelos CRT) antes do computador evita que o elevado consumo inicial de energia gere um pico negativo na fonte de alimentação e acabe comprometendo a inicialização do PC. Por outro lado, não há problema em deixar o monitor com o interruptor (power) ligado, já que o processador só começa a funcionar alguns segundos depois que a fonte de alimentação começa a fornecer energia.

Bom dia a todos.
PS: Quem se aborrece por ter de dar vários cliques para comandar o desligamento do computador não pode deixar de ler a dica que o Leo deixou na postagem de ontem. Vale a pena conferir.