segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Menus de Contexto

Clicar com o botão direito do mouse costuma abrir menus suspensos (também chamados de menus de contexto) com uma lista de comandos que permitem a execução de tarefas específicas para aquela situação. Diversos programas que instalamos acrescentam seus próprios itens, visando facilitar sua utilização, mas quanto mais abarrotados ficam esses menus, menus úteis eles se tornam.
Para remover um item desnecessário do menu de contexto, verifique primeiro se o aplicativo em questão oferece essa possibilidade em suas opções de menus. Caso negativo, a solução é editar o Registro (clique em Iniciar > Executar, digite "regedit" sem as aspas e clique em OK).
No painel esquerdo do Editor do Registro, localize a chave HKEY_CLASSES_ROOT - que contém dados sobre tipos de arquivos, incluindo os menus contextuais associados a cada um -, navegue até a subchave \Directory\Shell e dê duplo clique em Shell para abrir as chaves adicionais. Cada uma delas corresponde a um comando no menu do botão direito para pastas; você não verá os comandos nativos do Windows (e nem poderá removê-los), mas deverá visualizar os comandos adicionados por outros aplicativos.

Observação: Não custa lembrar que a edição manual do Registro do Windows é uma operação delicada; faça backup da porção que você pretende modificar e crie um ponto de restauração do sistema (sirva-se do campo Pesquisar Blog para mais informações a propósito).
Amanhã a gente conclui.