sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Monitores de vídeo e frases de humor

Qualquer procedimento envolvendo hardware, por mais simples que seja, requer um mínimo de conhecimento técnico e habilidade manual (ainda que eu mantenha minhas abordagens em níveis elementares, cada qual deve conhecer suas limitações e agir de acordo com suas possibilidades).
No que concerne a monitores de vídeo, a coisa é ainda mais complicada, razão pela qual eu me restringi a apresentar apenas algumas sugestões para limpeza e conservação, evitando até mesmo descer a detalhes de configuração - visto que monitores de marcas e modelos distintos têm recursos e comandos diferentes, sendo seus respectivos manuais e arquivos .pdf (que vêm nos CDs com os drivers do aparelho) a melhor fonte de informação, e o telefone do suporte técnico do fabricante, a melhor "tábua de salvação".
Vale lembrar que até alguns anos atrás a manutenção de monitores (CRT's, de maneira geral) era prestada quase que exclusivamente por oficinas especializadas, já que os eletrotécnicos (pelo menos os responsáveis), a despeito de sua familiaridade com aparelhos de TV, preferiam não se aventurar em águas turvas.
De qualquer forma, diante de um problema com seu monitor, verifique se o aparelho está realmente ligado, se o plugue está devidamente conectado à tomada e se esta tem tensão (conecte outro aparelho qualquer, tal como um rádio ou um abajur).
Se o LED acender e nada aparecer na tela, verifique se o controle de brilho não está totalmente fechado (como já vimos, isso pode acontecer acidentalmente durante a limpeza do aparelho ou da mesa de trabalho) e se os cabos do monitor (lógico e de energia) não estão desconectados ou com defeito - se você não tiver cabos de reserva, tome emprestado de algum amigo para fazer o teste.
Se a tela apresentar uma mensagem dando conta de que não existe sinal de vídeo, o problema tanto pode ser o cabo de dados quanto a placa de vídeo - a essa altura, convém ligar o monitor "problemático" a outro computador e ver o que acontece. Se, ainda assim, ele não funcionar, e você tiver descartado o cabo de dados da lista de suspeitos, é hora de buscar ajuda de um técnico especializado (lembre-se de que o conserto de um monitor antigo pode não ser compensador do ponto de vista econômico, já que a popularização e o conseqüente barateamento dos modelos LCD reduziram sensivelmente o preço dos CRT; se você não tomar cuidado, o molho pode sair mais caro que o peixe).
***
Em dia de tempestades, o local mais seguro é perto da sogra, pois não há raio que a parta.

Se você não encontrar sua metade da laranja, não desanime: procure sua metade do limão, adicione açúcar, pinga, gelo e seja feliz!!!!

Dizem que mulher satisfeita não trai. Mas alguém já viu mulher satisfeita?

Sexo é como vestibular: o que vale é entrar, não importa em que posição.

Mulher bonita é igual a tsunami: quando chega, vem cheia de onda, e ninguém enxerga o perigo; quando vai embora, leva carro, casa e tudo mais que estiver a seu alcance.

Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.

Bom fds.