quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Revisitando o e-mail

A distribuição indiscriminada de spam levou os serviços de correio eletrônico a restringir o número de contatos que podem receber uma mesma mensagem - no GMail, por exemplo, são permitidos até 500 endereços combinados nos campos "Para:", "Cc:" e "Cco":"; no Yahoo!Mail, são 100 endereços, com, no máximo, 10 deles no campo "Cco:", e no Windows Live Hotmail, o usuário pode enviar apenas 100 mensagens por dia (para ver o vídeo do comercial de presunto enlatado que tornou o termo SPAM sinônimo de e-mail não desejado, clique em http://br.youtube.com/watch?v=anwy2MPT5RE).
Mas você pode contornar estas limitações dividindo em grupos os contatos de sua lista: No Outlook Express, clique em Endereços para abrir a Agenda e selecione Arquivo > Novo grupo (uma forma simples de dividir listas é agrupar os contatos em ordem alfabética, como A até L e M até Z, por exemplo; se a sua lista for muito grande, considere a criação de uma segunda conta para mailing de grupos). Aproveitando o embalo, vamos relembrar também alguns princípios de "netiqueta":

- Ao reencaminhar mensagens, utilize a cópia oculta para resguardar a privacidade dos destinatários (os puristas recomendam inserir seu próprio e-mail no campo "Para:", mas não há problema algum em você deixar esse campo em branco).

- Evite escrever mensagens apenas em letras maiúsculas (isso é considerado quase um insulto, como se o remetente estivesse gritando) ou se estender demasiadamente no texto (pouca gente tem tempo ou paciência suficiente para ler e-mails enormes).

- Preencha o campo "assunto" com uma frase direta e curta, de modo que o destinatário possa ter uma idéia do conteúdo da mensagem antes mesmo de abri-la (jamais deixe esse campo em branco, porque internautas precavidos - e alguns programas anti-spam - apagam e-mails sem assunto).

- Ao compor seu texto, prefira utilizar vários parágrafos curtos ao invés de uns poucos muitos extensos, e seja conciso também na assinatura da mensagem (evite colocar nome completo, nome da empresa, cargo, endereço, telefone, celular, fax, contato do MSN e etc.).

- Ao responder e-mails provenientes de listas de discussão, apague o histórico que fica registrado na parte inferior da mensagem (assim, apenas o texto importante e relacionado com sua resposta será enviado).

- Quando quiser enviar um conteúdo divertido, preencha o campo "assunto" com a palavra “Piada” (de forma que os destinatários possam separar a mensagem do conteúdo importante e deixar para lê-la num momento mais oportuno).

EM TEMPO: O Click21 (serviço de e-mail da Embratel) está enviando a seus usuários algumas sugestões interessantes sobre segurança virtual. O endereço através do qual a newsletter em questão pode ser visualizada é http://noticias.click21.com.br:80/newsletter/?id=http%3A//noticias.click21.com.br/artigo_81830.html.

Bom dia a todos.