terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Redimensionando imagens com o Paint

Embora as taxas de resolução - cada vez mais altas - oferecidas pelas câmeras digitais sejam um atrativo para o consumidor, arquivos de imagem "pesados" não só ocupam muito espaço em disco, mas também são inadequados para publicação na Web ou envio por e-mail. Em vista disso, convém deixar suas fotos ou figuras "mais leves" - especialmente se a idéia não for imprimí-las no papel - utilizando praticamente qualquer softwares de edição, inclusive o Paint, que é uma ferramenta nativa do próprio Windows. Para tanto, faça o seguinte:

1 - Abra o Paint, clique em Arquivo > Abrir e selecione a imagem a ser redimensionada (alternativamente, você pode dar um clique direito sobre o arquivo em questão, selecionar a opção Abrir com... e escolher Paint).

2 - Com a figura na tela do Paint, clique no menu Imagem e, em seguida, em Alongar/Inclinar.

3 - Preencha os campos Horizontal e Vertical com a percentagem desejada, tomando o cuidado de utilizar valores iguais, para manter a proporção.

4 - Clique em OK, feche o arquivo e, na caixa de diálogo que será exibida, clique em SIM para salvar as modificações.

Observação: Se você não quiser alterar as características da imagem original, crie uma cópia do arquivo, salve-a no Desktop (ou em outra pasta qualquer), e só então faça as alterações.

Bom dia a todos.