terça-feira, 24 de março de 2009

Overclocking de vídeo

PCs de entrada de linha custam bem menos que os modelos mais sofisticados, mas oferecem recursos bastante limitados, sendo adequados, portanto, a usuários que se limitam a realizar tarefas despretensiosas - como executar aplicativos de escritório, gerenciar e-mails e navegar na Web. Para quem é fã de games radicais ou pretende editar vídeos, por exemplo, nem pensar: além de CPUs "fraquinhas", essas máquinas costumam trazer placas gráficas on-board (integradas), cujas possibilidades de upgrade são praticamente nulas.
Mesmo assim, há casos em que é possível aumentar a quantidade de RAM que a placa gráfica on-board aloca para fazer as vezes de memória de vídeo - se você tiver pouca RAM, a performance global da máquina será prejudicada, mas esse é um problema fácil de resolver (basta acrescentar mais memória ao sistema).
Para saber se essa reconfiguração é possível em seu PC, consulte o manual ou entre em contato com o suporte técnico do fabricante. Via de regra, o caminho é acessar o CMOS Setup, localizar a opção correspondente - que geralmente fica em Advanced/Chipset, embora isso possa variar conforme a marca e a versão do BIOS - e fazer os ajustes. Se essa opção não existir, considere a possibilidade de instalar uma aceleradora gráfica off-board (se sua máquina for um notebook, esqueça).

Observação: Tanto a ATI quanto a nVidia oferecem ferramentas gratuitas que realizam o overclocking por software (ou seja, dentro do Windows, sem que o usuário precise atuar sobre as configurações do CMOS Setup) em algumas de suas placas, possibitando melhorar muito o desempenho do sistema em relação a diversas aplicações. Se sua placa for uma nVidia, acesse o gerenciador da placa, clique em Performance > Device Settings > GPU > Custom e aumente o valor do clock através da barra deslizante (convém fazer isso progressivamente e conferir os resultados a cada mudança). Para placas ATI, abra o Painel de Controle (Catalyst Control Panel) e clique em AutoTune, na seção Overdrive (essa opção aumenta gradualmente a freqüência e testa cada resultado; quando alguma instabilidade é detectada, o clock retorna automaticamente para a configuração anterior.

Boa dia a todos.