segunda-feira, 30 de março de 2009

Resolução

Na postagem de quinta-feira passada, vimos como ocultar temporariamente os ícones da Área de Trabalho; hoje, veremos como criar um “espaço extra” no Desktop (uma mão na roda para quem adora manter a tela apinhada de elementos diversos, mesmo sabendo que isso degrada a performance do sistema).
A maneira mais simples de ganhar área útil na tela consiste em ajustar a resolução do monitor para o valor mais elevado ele suportar (essa dica vale para modelos CRT, já que os LCD vêm configurados por padrão em sua resolução máxima). Para isso:

1- Dê um clique direito num ponto vazio da Área de Trabalho, selecione Propriedades > Configurações > Resolução de tela;
2- Mova o controle deslizante para a direita (em direção a Mais) e clique em Aplicar;
3- Se o resultado lhe parecer satisfatório, confirme em Sim; caso contrário, refaça os ajustes até obter a melhor relação entre o espaço e capacidade de visualização e leitura dos elementos exibidos na tela.

Note que o aumento da taxa de resolução faz com que os elementos exibidos na tela diminuam de tamanho. Se as letras ficarem muito pequenas, clique no botão Avançadas (na tela das Propriedades de Vídeo, aba Configurações). Na janelinha que irá se abrir, você terá três opções de Configuração de ppp (pontos por polegada) - normal, grande e personalizada. Se o tamanho grande (120 ppp) não for suficiente para resolver o problema, selecione Configuração personalizada, arraste o mouse sobre a régua exibida na tela e, quando encontrar o tamanho ideal, confirme em OK.

Uma boa semana a todos.