quarta-feira, 29 de abril de 2009

Dicas do Word

A despeito das opções de processadores de texto gratuitos e dos serviços disponíveis "na núvem", o Microsoft Word ainda continua sendo largamente utlizado. Por conta disso, vejamos algumas dicas para as versões 2003 e 2007 do programa:

1- Para deixar uma palavra, frase ou parágrafo todo em letras maiúsculas sem ter de digitar tudo novamente, basta selecionar a porção de texto desejada e pressionar Shift + F3 (pressionando esse atalho pela segunda vez, o texto voltará a ficar com letras minúsculas; pressionando-o pela terceira vez, apenas a primeira letra da palavra ou da frase ficará maiúscula).

2- Para fazer testes de formatação, de impressão ou qualquer outro que necessite de um texto, abra o Word, digite "=rand(x, y)" - sem as aspas - e pressione Enter (onde x indica a quantidade de parágrafos que o texto deve ter, e y, a quantidade de frases em cada parágrafo; por exemplo, para criar um texto com 2 parágrafos e 4 frases em cada um deles, digite "=rand(2,4)".

3- Para aumentar ou diminuir o tamanho da fonte de uma palavra ou frase, basta selecionar a porção de texto desejada e pressionar Ctrl + ] (para aumentar) ou Ctrl + [ (para diminuir). E se quiser saber a quantidade de palavras ou letras que compõem seu texto, clique em Ferramentas > Contar palavras (Word 2003) ou em Revisão > Contar palavras (Word 2007).

4- Se, ao compor um texto, você reparar que determinada palavra já foi utilizada ou não se encaixa no contexto, dê um clique direito sobre ela e, no menu que surgir, escolha algo mais apropriado na opção Sinônimos.

5- Ao imprimir um texto, você pode evitar que a última página fique com apenas umas poucas linhas usando o recurso "Reduzir para caber" do Word. Na versão 2003, clique em Arquivo > Visualizar impressão > Reduzir para caber; na versão 2007, clique no botão Office (o botão redondo no canto superior esquerdo da janela), selecione a opção Imprimir e escolha Visualização de impressão > Reduzir uma página. Já para imprimir mais de uma página por folha no Word 2003, clique em Arquivo > Imprimir > Zoom e escolha a quantidade desejada.

Amanhã tem mais; até lá.