segunda-feira, 6 de abril de 2009

Novidades do IE8

Bastou utilizar o IE8 por alguns dias para perceber que ele realmente está mais ágil e manipula melhor as guias. Aliás, ainda que a navegação por guias (ou abas) não seja novidade – pois já estava presente no IE7 e, antes disso, em navegadores concorrentes como o Firefox – há algumas novidades que merecem atenção. Abrir uma nova guia a partir de uma página já existente, por exemplo, faz com que ela seja colocada à direita da página original (ambas as páginas terão guias da mesma cor, formando um grupo), e se a página for aberta a partir de outra do mesmo grupo, ela ocupará a posição extrema direita desse grupo e será identificada com a mesma cor (caso queira mover uma guia entre grupos, basta você arrastá-la e soltá-la no grupo desejado).
Outro aspecto interessante consiste na possibilidade de visualizar todas as guias fechadas recentemente – e reabrir qualquer uma delas, bastando dar um clique direito em qualquer guia e selecionar a ação correspondente (note que, clicando com o botão direito sobre uma guia pertencente a um grupo, a ação escolhida em seguida será estendida a todas as guias desse grupo).
Ao abrir uma nova guia em branco, você tem acesso a links que permitem abrir páginas visitadas recentemente, iniciar uma sessão InPrivate Browsing ou mesmo usar Aceleradores para importar conteúdos da Web para sua página. E para minimizar transtornos causados por eventuais travamentos, cada guia funciona de maneira independente das demais; se uma delas “travar”, é só você fechá-la, reabri-la, e o navegador irá recarregar o conteúdo que estava sendo exibido por ocasião do travamento (dessa forma, é possível continuar a redigir um e-mail, por exemplo, ou assistir a um vídeo a partir do ponto em que a exibição foi interrompida).
Amanhã a gente continua.
Abraços a todos e até lá.