quarta-feira, 6 de maio de 2009

Jogando conversa fora e dicas para o Vista

Há cerca de dois anos, quando as circunstâncias impuseram meu afastamento da Coleção Guia Fácil Informática, resolvi continuar editando este Blog – até porque escrever é um “vício”, e seria traumático suspender totalmente e de uma só vez meu “contato” com os leitores. Naquela ocasião, todavia, nem me passou pela cabeça a possibilidade de eu estar seguindo uma tendência então incipiente, mas que viria a crescer e a ser adotada por algumas publicações importantes, como a renomada revista PCWORLD, que desde o início deste ano passou a ser veiculada exclusivamente no formato digital.
Deixando de lado essas elucubrações, colho o ensejo para salientar que a Coleção Guia Fácil e seus “filhotes” seguem a todo vapor sob a competente batuta do meu velho amigo e parceiro Robério – que tem publicado regularmente novas edições repletas de informações e tutoriais imperdíveis (para mais informações, visite http://www.revistaonline.com.br/ e clique no segmento Informática & Tecnologia).
A propósito, quem utiliza o Vista e se ressente da falta de dicas sobre essa versão do Windows (que eu resolvi não adotar, conforme já comentei em diversas postagens) pode "preencher a lacuna" com os volumes 15 e 17 da CGFI e 6 e 10 da Coleção Primeiros Passos. Neste último, cuja capa ilustra a postagem de hoje, dentre outras sugestões muito legais o leitor verá como converter o idioma do Windows Vista para o português, o que pode ser de grande ajuda para quem adquiriu um PC, notebook ou netbook com o sistema em inglês pré-instalado pelo fabricante. E para ninguém dizer que este post não passa de um “comercial” dos livrinhos, achei por bem publicar um resumo do tutorial em questão:

Antes de qualquer outra coisa, remova quaisquer atualizações acrescidas ao sistema original (em inglês), já que elas não são compatíveis com a versão em português. Para tanto, clique em Iniciar > Painel de Controle, abra o miniaplicativo “Programas e Recursos”, clique em “Exibir atualizações instaladas” (no painel esquerdo da tela), selecione todas as atualizações exibidas na lista e pressione o botão “Desinstalar”.
Feito isso, clique em Iniciar > Todos os Programas > Windows Update > Verificar se há atualizações e, na tela seguinte, em “Exibir atualizações disponíveis”. Na lista que será exibida, localize “Windows Vista Ultimate Language Pack”, marque a opção “Pacote de idioma em Português (Brasil)”, desmarque todas as demais atualizações disponíveis e siga as instruções nas telas para o download e a instalação do pacote.
Concluída a conversão, clique em Iniciar > Painel de Controle > Opções regionais e de idioma, selecione a guia “Teclados e idiomas” e, no campo “Escolha um idioma para exibição”, configure a opção “Português (Brasil)”.

IMPORTANTE: Esse procedimento se aplica somente às versões Ultimate e Enterprise do Vista (para as demais, será preciso adquirir uma nova licença e instalar o sistema no idioma desejado). Ao final da conversão – que pode demorar, especialmente para quem utiliza conexão discada (o pacote tem cerca de 160 MB) –, torne a rodar o Windows Update e instale todas as atualizações e correções disponíveis para seu sistema (agora em português).


Um bom dia a todos.