segunda-feira, 8 de junho de 2009

Mais dicas

Quem gostou das dicas postadas na semana passada certamente também irá gostar destas:

1 – Para utilizar melhor a Área de Transferência do Windows, experimente instalar o Clipboard Help+Spell (mais informações e download em http://www.donationcoder.com/Software/Mouser/clipboardhelpandspell/index.html), que mantém uma lista dos itens de texto que você copia para lá e permite recuperá-los, bem como checa a ortografia e facilita a organização dos recortes em pastas.
2 – Se você não se dá bem com o desfragmentador nativo do Windows, experimente o Defraggler (http://www.defraggler.com/), que não só é mais rápido na varredura do disco, mas também permite desfragmentar os arquivos individualmente, além de oferecer um visual mais divertido de assistir que o da ferramenta padrão da Microsoft.
3 – Ninguém está livre de apagar algum arquivo por acidente e precisar dele logo após esvaziar a Lixeira. Se isso ocorrer com você, basta ter um programinha como o Recuva (http://www.recuva.com/) para reverter o quadro – desde que o arquivo em questão ainda não tenha sido sobrescrito, evidentemente. O software tem interface discreta, é fácil de usar e funciona tanto em FAT quanto em NTFS.
4 – Criar um arquivo de imagem com o conteúdo exibido na tela do monitor é fácil (basta pressionar a tecla <PrtScn>, abrir o Paint e teclar <Ctrl+V>), mas o mesmo não se dá quando a idéia é gravar movimentos (para demonstrar como um programa funciona, por exemplo), um trecho de uma animação ou de um filme qualquer, quando então uma boa idéia é usar o ScreenToaster. Não é preciso instalar nada; basta acessar o site http://www.screentoaster.com/), pressionar <Alt+S> e toda a movimentação em seu monitor será gravada (para interromper a gravação, basta pressionar novamente essa combinação de teclas). O serviço permite ainda editar aquilo que for gravado, acrescentar texto e áudio, baixar o arquivo para o computador ou mesmo fazer o upload para o site do ScreenToaster ou para o YouTube.
Boa semana (curta) a todos.