quarta-feira, 22 de julho de 2009

Rádios na Web

As primeiras rádios na Web surgiram há cerca de duas décadas, mas em nada diferiam das emissoras convencionais. Atualmente, muitas delas permitem que você faça seleções musicais adequadas a seu gosto pessoal e as compartilhe com outros usuários que tenham preferências semelhantes.
Em meados de 2006 eu postei uma menção ao site Pandora (http://www.pandora.com/), que faz transmissões de rádios on-line personalizadas. Volto agora ao assunto para sugerir o Jango (http://www.jango.com/), cujos aspectos de rede social permitem que você combine suas preferências musicais com as dos demais usuários do serviço.
Ao criar seu perfil, o Jango ajuda a colocá-lo em contato com usuários que tem gosto parecido com o seu - e o player do programa sugere canções adicionais semelhantes à que está tocando, bem como indica outras pessoas que estão ouvindo músicas de gênero semelhante. Clicando em uma canção, você será levado à estação que a esteja executando; selecionando um usuário, você terá acesso ao respectivo perfil, com as informações que a pessoa decidiu compartilhar (estações preferidas, filmes favoritos, data de aniversário, e por aí vai).
Para quem quiser explorar mais opções, seguem abaixo algumas sugestões:

Last.fm (http://www.lastfm.com/);

Blip.fm (http://www.blip.fm/);

SHOUTcast (http://www.shoutcast.com/);

imeem (http://www.imeem.com/);

musicovery (http://www.musicovery.com/).

Bom dia a todos.