terça-feira, 11 de agosto de 2009

Fotos via e-mail

O uso doméstico da Internet está longe de ser uma novidade, mas a “inclusão digital” é dinâmica, e milhares de novos usuários surgem a cada dia, quase sempre deslumbrados com a vastidão dos recursos e possibilidades disponibilizados pela Web. E como todo aprendizado é um processo progressivo, sempre leva tempo para os neófitos se familiarizarem com alguns procedimentos básicos de navegação e regrinhas de “netiqueta”, tais como utilizar a cópia oculta e apagar os endereços dos demais destinatários de um e-mail antes de reencaminhá-lo para seus próprios contatos, preservando a privacidade alheia e evitando alimentar ainda mais os bancos de dados dos spammers.
Falando em reencaminhamento de mensagens, outra prática incomodativa dos iniciantes é repassar tudo aquilo que lhes chega às mãos (ou aos olhos, melhor dizendo), mesmo que o assunto não seja de interesse geral. Para piorar, com a queda de preço e conseqüente popularização das câmeras digitais, alguns entusiastas da fotografia não raro entopem (literalmente) nossas caixas postais com suas “obras de arte”, enviando mensagens que demoram uma eternidade para ser descarregadas, mesmo quando o infeliz destinatário utiliza uma conexão em banda larga.
Na ânsia de compartilhar as imagens, seja por desconhecimento, seja por descaso, pouca gente se dá ao trabalho de diminuir o tamanho das fotos, e uma câmera digital com resolução de 10,2 MP gera imagens de quase 2,5 megabytes (multiplique isso por algumas dezenas de fotos e você terá idéia do tamanho da encrenca).
Entretanto, o XP pode redimensionar as fotos que você envia por e-mail; basta clicar sobre elas com o botão direito do mouse, selecionar Enviar para > Destinatário de Correio e, na caixa de diálogo que irá se abrir, marque a opção Reduzir todas as imagens.
Para tornar as fotos mais leves, o Windows reduz sua resolução, e embora a qualidade da imagem permaneça aceitável para visualização na tela, não será suficiente para apresentar bons resultados se o destinatário for imprimi-las no papel (nesse caso, o melhor é enviar as imagens em seu formato original). Não deixe de compartilhar essa dica com seus amigos!
Em tempo: Ainda não recebi qualquer notícia oficial da Microsoft sobre o patch twesday deste mês (acho que se esqueceram de mim), mas parece que haverá correções para cinco falhas - uma crítica e quatro importantes - envolvendo o Windows e outros produtos da empresa.