terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ringtones

Os primeiros telefones celulares lançados aqui pelas nossas bandas, no final do século passado, eram volumosos, pesados e caríssimos. De lá para cá, todavia, muita água rolou por debaixo da ponte: os aparelhinhos evoluíram, encolheram, baixaram de preço e passaram a oferecer uma profusão novos recursos (embora o serviço continue sendo muito caro).
A meu ver, a finalidade precípua de um telefone móvel é permitir que o usuário faça e receba ligações de boa qualidade (coisa que a expansão das redes e as novas tecnologias implementadas pelas operadoras até permite), mas há quem priorize outros aspectos – tais como a resolução da câmera digital integrada ao aparelho, a quantidade de memória disponível para armazenar arquivos de áudio, a possibilidade de navegar na Web e por aí vai. Aliás, muita gente também gosta de personalizar o aparelhinho com “ringtones” diferentes ou divertidos.
Tecnicamente, "ringtone" é o som reproduzido pelo telefone para indicar o recebimento de uma chamada, mas o termo também é utilizado popularmente para definir toques personalizados que podem ser baixados de websites ou produzidos por alguns softwares. A rigor, um toque para celular é apenas um programa gravado na memória do aparelho, cujo único propósito é dizer ao microprocessador o que o alto-falante deve fazer ao receber uma chamada. Ao utilizar diferentes toques, você pode personalizar as chamadas de seus contatos e identificar quem está ligando sem precisar conferir o número exibido no display.
Existem diversos sites que oferecem áudios como aplausos, risadas, sons de animais e outros ruídos estranhos ou divertidos, inclusive convertidos em arquivos MIDI para toques polifônicos.
Interessado? Então anote aí algumas sugestões que eu recebi de um leitor, dias atrás:

www.ringtonesgratis.com.br/toquesparacelular/index.htm (site brasileiro que disponibiliza uma grande variedade de toques polifônicos de efeitos sonoros em formato ZIP).

www.coolfreeringtones.com/ (banco de dados de efeitos sonoros e toques divididos por gêneros musicais).

www.findringtones.com/ (site com truetones musicais já cortados em MP3).

www.ringtones4all.com/ (site tem toques monofônicos, polifônicos e truetones).

Bom dia a todos e até mais ler.