quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Bloqueando programas no XP Pro

Mesmo quem não compartilha o PC com outras pessoas talvez precise (ou deseje) impedir eventualmente a execução de algum programa. Então, convém saber que esse tipo de bloqueio pode ser obtido através de recursos do próprio XP PRO mediante uns poucos cliques do mouse – desde que a unidade que abriga o sistema tenha sido formatada em NTFS. Veja como proceder:

1 – Clique em Iniciar > Painel de controle > Ferramentas administrativas > Diretiva de segurança local > Diretivas de restrição de software > Ação > Todas as tarefas > Criar novas diretivas;

2 – Abra a pasta Regras Adicionais, dê um clique direito sobre a porção direita da tela, escolha Nova regra de caminho, clique em Pesquisar... e localize o aplicativo a ser bloqueado.

3 – Em Nível de Segurança, escolha a opção mais adequada (escolhendo “Não permitido”, nenhum usuário terá acesso ao programa; escolhendo “Irrestrito”, você poderá definir quais usuários poderão, ou não, acessar o programa), clique em Aplicar, em OK, e reinicie o sistema para validar as reconfigurações.

Observação: Essa dica me foi enviada por um leitor, e acho que ela tem tudo para funcionar – todavia, eu não a pude testar, já que minha versão do XP é a Home. Casa de ferreiro...

Bom dia a todos e até mais ler.