quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Downgrade do IE8

Dias atrás, minha amiga Vanda – que visita ocasionalmente nosso humilde Blog e o abrilhanta com seus comentários eventuais – disse vir enfrentando problemas com o Internet Explorer 8 que foi instalado recentemente em seu computador. Via de regra, é sempre recomendável utilizar as versões mais recentes dos aplicativos, mas às vezes o tiro sai pela culatra (conforme vimos na postagem do dia 01/07), e o jeito é partir para um “downgrade”. No caso do IE8, acho que os aprimoramentos justificam plenamente o upgrade (mais detalhes nos posts de 03/02, 23/03, e na trilogia publicada a partir de 06/04), e talvez uma revisão nas configurações botasse a coisa nos eixos – mas isso compete ao Computer Gay da empresa da moça; afinal, quem pariu Mateus que o embale.
Passando ao que interessa, o SP3 do XP torna as versões 7 e 8 do IE “não removíveis”, fazendo com que a reversão seja mais complicada (mas não impossível). Então, se você atualizou seu sistema com o pacote em questão depois de ter feito o upgrade do IE para uma dessas versões, é possível que tenha de remover as atualizações para poder fazer o downgrade. Veja como:

1 - Faça login no sistema como Administrador;
2 - Abra o Painel de Controle e dê duplo clique em “Adicionar ou remover programas”;
3 - Marque a caixa de seleção “Exibir atualizações”;
4 - Localize “Windows XP Service Pack 3”, clique em “Remover” e em “Encerrar” (veja mais informações e métodos alternativos em http://support.microsoft.com/kb/950249/).
5 - Após a reinicialização do sistema, volte ao Painel de Controle, dê duplo clique em “Adicionar ou remover programas”, torne a marcar a caixa “Exibir atualizações”, localize a entrada correspondente ao Windows Internet Explorer 8 e proceda à desinstalação.
6 - Concluído o processo, reinicie o computador, abra o IE e, no menu Ajuda, clique em “Sobre o Internet Explorer” para conferir a versão exibida na janelinha (se o downgrade não for concluído com êxito, ou se a versão anterior não funcionar adequadamente, consulte http://support.microsoft.com/gp/assistsupport para mais informações).
8 - Torne a instalar o SP3 (veja como em http://support.microsoft.com/kb/322389/)

Observação: Se desejar desinstalar o IE7, siga as instruções fornecidas em http://support.microsoft.com/kb/927177/.

Boa sorte.