quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Novidade no GMail

Dias atrás, retribuindo a visita do Victor Faria – que edita o Blog Papo de Informática (http://papodeinformatica.blogspot.com/, recém criado, mas muito legal) – vi a postagem sobre o “Got the Wrog Bob” e resolvi aproveitar o "gancho" para dedicar algumas linhas a esse novo recurso do GMail.
Como nossos leitores habituais devem estar lembrados, no post do dia 15 de abril passado, dentre diversas dicas para “não chorar sobre o leite derramado”, vimos que o Undo Send permite cancelar o envio de mensagens até 5 segundos após acionarmos o comando “enviar”, prevenindo situações constrangedoras decorrentes textos mal escritos ou impensados. Agora, o Google Labs nos brinda com mais um recurso interessante, desta feita visando evitar que enviemos por engano “mensagens certas” para “destinatários errados”.
Batizado de “Got the Wrong Bob” – devido ao fato de o nome “Bob” originar erros freqüentes entre usuários de língua inglesa – o serviço se baseia em endereços semelhantes associados à conta dos usuários. Assim, formos enviar uma mensagem para bobjones@provedor.com, e nossa lista de contatos contiver um endereço como bobsmith@provedor.com (aproveitando o exemplo apresentado no Blog do GMail), receberemos uma mensagem alertando para a possibilidade de erro.
Para habilitar o recurso em questão (ou diversas outras opções disponíveis), basta abrir a Caixa de Entrada do GMail, clicar em “Configurações”, em “Labs”, escolher a opção desejada e clicar em “Salvar” para implementá-la.
Bom dia a todos e até mais ler.