terça-feira, 24 de novembro de 2009

Ainda as impressoras

Um incidente relativamente comum no uso de impressoras é o “atolamento” do papel, que ocorre quando diversas folhas são puxadas ao mesmo tempo e acabam “entupindo” e travando o aparelho. Para evitar esse aborrecimento:

1-Abasteça sua máquina somente com papéis apropriados e não exceda a quantidade máxima de folhas estabelecida pelo fabricante.
2-Assegure-se de que o papel não esteja úmido (guarde-o sempre num local seco, arejado e protegido do sol) e de que as folhas não estejam “grudadas” umas nas outras (convém sempre “ventilá-las” antes de introduzi-las na bandeja).
3-Verifique se os delimitadores – guias deslizantes que auxiliam a introdução do papel – estão devidamente ajustados para a largura do papel utilizado (eles não devem ficar nem frouxos nem apertados demais).
4-Atente também para os pequenos roletes que tracionam o papel. Mantenha-os sempre limpos (com um cotonete úmido) para evitar que as folhas sejam tracionadas de maneira desigual, o que resulta numa impressão torta ou no atolamento do papel.

Caso o atolamento ocorra, a solução varia conforme a marca e o modelo da impressora, de modo que o melhor é consultar o respectivo manual para obter informações específicas.
Via de regra, você pode tentar desligar e religar o aparelho (com um pouco de sorte, isso fará com as folhas encravadas sejam expelidas). Se não funcionar, puxe as folhas firme, mas gentilmente - se não conseguir removê-las todas de uma vez, tente retirá-las uma a uma, de modo a reduzir progressivamente a pressão do rolo sobre o papel.
Algumas impressoras têm portinholas (geralmente na parte traseira) destinadas a facilitar a remoção do papel atolado; outras permitem diminuir a pressão do rolo, para que as folhas possam ser retiradas mais facilmente. Seja como for, jamais utilize ferramentas ou quaisquer objetos que possam danificar os componentes do aparelho. Se nenhuma dessas sugestões funcionar, o jeito é contatar o serviço de suporte do fabricante ou procurar uma assistência técnica especializada.
Boa sorte!