terça-feira, 3 de novembro de 2009

Dicas da hora...

Dando um clique duplo sobre o reloginho digital que o XP mantém na área de notificação - ou bandeja do sistema, como ela era chamada nas versões anteriores -, você abre a tela das Propriedades de Data e hora, que exibe um relógio analógico com três ponteiros (hora, minuto e segundo) e um calendário (que pode ser retrocedido até 1980 ou avançado até 2099).
Embora seja possível acertar o relógio manualmente usando as setas para cima e para baixo, é melhor sincronizá-lo com um servidor da Web – basta clicar na aba Horário na Internet, marcar a opção correspondente e pressionar o botão Atualizar agora - o Windows fará as próximas atualizações a cada sete dias, desde que haja uma conexão ativa com a Internet, evidentemente.
A aba Fuso horário, por sua vez, permite definir o fuso correspondente à sua localização geográfica (como o próprio nome sugere) e configurar o Windows para ajustar o horário automaticamente no início e término do horário de verão (mais detalhes sobre esse assunto podem ser obtidos nas postagens de 06/10/08 e 13/02/09).

Observação: Devido a diversas exigências legais, a definição de data e hora em arquivos e mensagens de e-mail pode ser considerada informação estratégica, de modo que você terá de se logar no sistema como Administrador para fazer algumas dessas alterações.

Vale lembrar que já vimos como editar o Registro para ocultar o relógio do sistema e para fazê-lo exibir o nome do usuário do computador (só não me lembro quando :–), mas talvez seja mais interessante configurá-lo para exibir o dia do mês e da semana. Para isso, primeiramente dê um clique direito em qualquer ponto vazio da Barra de tarefas e desmarque a opção de bloqueio, caso ela esteja ativada. Em seguida, arraste a barra para cima até que seu tamanho corresponda ao dobro do normal e o relógio exiba, em três linhas, o horário atual, o dia da semana e a data do mês.
O inconveniente dessa configuração é a perda de espaço imposta pelo novo formato da barra (especialmente em monitores CRT de 15 polegadas ou inferiores), e embora seja possível configurá-la para se auto-ocultar, aí só se vê a data e a hora quando o ponteiro do mouse descer até a borda inferior da tela. Então, para manter a altura tradicional da barra e ainda assim visualizar a data, a solução é baixar e instalar o freeware TClockEx, da Dale Nurden (www.rcis.co.za/dale/tclockex).
Para concluir, já que falamos em espaço na tela, rodar diversos aplicativos simultaneamente resulta numa profusão de janelas que poluem sobremaneira a área de trabalho, e ainda que seja possível minimizá-las, isso gera uma “salada de botões” na Barra de tarefas. A alternativa seria despachar os programas ociosos para a área de notificação, mas o Windows não oferece nativamente essa opção. Para preenhcer a lacuna, eu resolvi experimentar o freeware TrayEveryting (www.winapizone.net/software/trayeverything/) – que se propõe inclusive a esconder completamente qualquer janela e protegê-la com senha. Todavia, devido a travamentos constantes, acabei desinstalando o programinha.
Já o MinimizetoTray (http://minimizetotray.mozdev.org/) é uma solução bastante popular entre usuários do Firefox e Thunderbird (se for o seu caso, vale a pena conhecê-lo), mas como eu uso o Outlook Express, descobri que HideOE (http://superdownloads.uol.com.br/download/72/hideoe/) é uma mão na roda para manter o OE é minimizado na área de notificação, que passa a exibir o ícone respectivo em azul-claro. Sempre que chegam novas mensagens, o programa emite um sinal sonoro e acrescenta um segundo ícone na bandeja, em azul-escuro (basta clicar sobre ele para abrir a tela, e tornar a minimizá-la para voltar à situação anterior).
Bom dia a todos e até mais ler.