quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Revisitando o PDF

O PDF (Portable Document Format) permite criar cópias fiéis de diversos tipos de arquivo sem alterar suas fontes, imagens, elementos gráficos, layout, e por aí vai.
Devido à popularização desse formato de arquivos – que é amplamente utilizado na distribuição de documentos eletrônicos, formulários e assemelhados –, quase todo mundo tem o Adobe Reader instalado em seu PC, mas esse programinha serve apenas para visualizar arquivos .pdf, e não para criá-los.
Quem tem o Word 2007 pode salvar arquivos diretamente como .pdf (para baixar o suplemento apropriado, clique no botão Office – no canto esquerdo superior da janela, ao lado esquerdo da aba Início –, selecione a opção Salvar como e o item Buscar suplementos para outros formatos de arquivo); já quem não tem pode recorrer a freewares como o PDF Creator (http://sourceforge.net/projects/pdfcreator/) ou o PrimoPDF (http://www.primopdf.com/), por exemplo, ou ainda a serviços disponíveis “na nuvem” (sites como www.expresspdf.com/ e www.pdfonline.com/index.htm são opções mais indicadas para quem não gera arquivos .pdf com muita freqüência).
Note que você não precisa de nenhum programa específico para extrair textos e imagens de arquivos .pdf e incluí-los em documentos gerados por processadores de texto. Para isso, basta abrir o arquivo .pdf com o Adobe Reader e, na barra de menus, clicar em Tools > Select & Zoom >Select Tool (que aparece como uma pequena ponta de seta inclinada para a esquerda), selecionar a porção de texto ou a imagem desejada e copiá-la dando um clique direito sobre ela e escolhendo a opção Copy to Clipboard no menu de contexto (se o arquivo for protegido e impedir que você o copie dessa maneira, utilize o atalho Ctrl+C, que geralmente funciona sem problema algum).
Feito isso, o texto já pode ser colado em documentos criados com qualquer processador de textos (as imagens, somente naqueles que oferecem essa possibilidade, como é o caso do Word, mas não do bloco de notas). No mais das vezes, basta abrir o documento, clicar no ponto desejado e teclar Ctrl+V (ou clicar com o botão direito do mouse e, no menu de contexto, selecionar a opção Colar).
Se você achou esse procedimento muito trabalhoso, saiba que existe um serviço gratuito (disponível em http://www.pdftoword.com/) que converte documentos .pdf em arquivos .doc. Basta indicar o local onde está o arquivo e informar seu e-mail para receber em poucos minutos o documento convertido.
Bom dia a todos e até mais ler.