quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Problemas e soluções

Computadores são máquinas complexas e, ainda que estejam cada vez mais fáceis de utilizar, continuam brindando os usuários com um ou outro probleminha, de quando em vez. Se mesmo aparelhos novinhos em folha – configurados adequadamente e com sistemas operacionais pré-instalados pelos fabricantes – podem apresentar anormalidades no funcionamento (aliás, é para isso que serve a garantia), seria esperar demais que seu PC velho de guerra continuasse “nos trinques” após anos e anos de uso constante.
Claro que manter o sistema protegido, atualizado e bem configurado (e “afinado” com as ferramentas de diagnóstico e manutenção que a gente já sugeriu em diversas oportunidades) reduz sensivelmente o risco de panes, travamentos, congelamentos e outros que tais, embora não o livre totalmente desses inconvenientes. Por outro lado, a maioria deles é de simples solução – desde que você consiga identificar as causas, evidentemente, já que o diagnóstico correto é meio caminho andado em direção à cura da doença (e a Internet, um manancial caudaloso de informações, desde que você saiba procurá-las).
Por conta disso, nosso Blog traz diversas postagens com dicas para você aprimorar suas pesquisas no Google – ou em outros mecanismos de busca de sua preferência – e aumentar as chances de localizar as informações desejadas mais rapidamente (como as publicadas em 16/02 e 26/06, dentre outras).
Vale lembrar, por oportuno, que a Microsoft, além de disponibilizar um serviço de suporte responsável para os usuários de seus produtos, oferece acesso gratuito à sua “Base de Conhecimentos” (http://support.microsoft.com/?LN=pt-br&x=10&y=8), onde existe um vasto leque de problemas documentados - inclusive causados por produtos de terceiros - e suas respectivas soluções (note que a escolha das palavras-chave adequadas é crucial na busca de informações úteis). A busca avançada permite pesquisar dicas oferecidas pela comunidade de usuários, expandir a base de pesquisa para incluir toda a Internet, redefinir o número de resultados retornados por página – de 20 (padrão) para 40, 60 ou 100 –, e por aí vai...
Devido ao grande número de informações disponíveis nesse banco de dados, nem sempre é fácil e rápido localizar as informações desejadas, de modo que, antes de recorrer ao serviço, visite http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc718962.aspx, onde você encontrará diversas sugestões capazes de facilitar sobremaneira a pesquisa.
Tenham todos um ótimo dia.

P.S. - Ontem foi o último "Patch Tuesday" do ano, e a Microsoft liberou um pacote bem recheado de atualizações (no meu caso, vieram 10 prioritárias e 03 opcionais). Não se esqueçam de rodar o Windows Update.