quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Já não era sem tempo...


Muitos usuários de telefones celulares já perderam seus carregadores e descobriram como é difícil encontrar uma opção de reposição que lhes sirva, especialmente quando o aparelho têm mais de um ano de uso (está "fora de linha", como dizem os fabricantes).
Pensando nisso, a ITU (International Telecommunication Union), órgão da ONU para assuntos de tecnologia da informação, decidiu padronizar o plugue dos carregadores, e a partir de 2012, a maioria dos modelos deverá utilizar um dispositivo universal (UCS, sigla Universal Charging Solution) com padrão micro-USB, como o que já vem sendo usado em modelos recentes da Nokia e da Motorola. É esperar para ver.
Falando em plugues, outra velha promessa está em vias de ser cumprida: a partir do ano que vem, todas as empresas de eletroeletrônicos e eletrodomésticos deverão comercializar apenas equipamentos com um padrão de plugues definido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e normatizado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) através da norma NBR 14136, que difere do atual pelo tamanho e pelo pino adicional usado para aterramento. O assunto já vinha sendo estudado há vários anos e a possibilidade de se adotar o plugue americano – como o utilizado em computadores – chegou a ser cogitada, mas foi descartado porque a variação da tensão fornecida nos EUA é de 1%, enquanto aqui, pode passar dos 15%.
O novo padrão deverá propiciar uma conexão mais firme e oferecer dois tipos de plugues diferenciados pelo tamanho e capacidade, visando evitar que aparelhos que requerem maior potência sejam conectados a tomadas incapazes de fornecê-la. Também nesse caso, o jeito é esperar para ver.
Tenham todos um ótimo dia.