segunda-feira, 26 de abril de 2010

Aviso aos navegantes

Complementando o que foi visto no último dia 19, segue o link para a vídeoaula produzida pelo meu velho amigo e parceiro Robério, que integra a edição 5 da Coleção Guia Fácil Informática em CD-ROM (em breve nas bancas, com diversos enfoques e dicas sobre gravação de CDs e DVDs): www.brdesigners.com.br/leitor/cd_rom_5/especial.zip. Feita essa remissão, passemos ao assunto do dia:

Se ainda estamos bem distantes da Coréia do Sul em termos de velocidade média de navegação em banda larga (23 Mbps lá e 2 Mbps aqui), talvez sirva de consolo - brincadeirinha - saber que somos o terceiro país que mais produz redes infectadas e o segundo maior produtor global de spams. Acima de nós, de acordo com informações da McAfee, a China e os Estados Unidos disputam o primeiro lugar em número de redes de computadores zumbis, e os EUA continuam imbatíveis na produção spam.
Aliás, a América do Norte foi apontada como líder mundial em hospedagem de conteúdos maliciosos na internet, seguida pela África e Emirados Árabes e Ásia e Pacífico. Na Europa, o primeiro lugar é da Alemanha, com Holanda e Itália nos respectivos segundo e terceiro lugares. Na Ásia, a liderança coube à China, principal hospedeira de conteúdo malicioso, à frente de Rússia e da Coréia do Norte.
E ainda tem gente (e como tem!) que nem sabe o que são firewalls, antivírus e outras ferramentas de segurança que tais...

Em tempo: Se você torce o nariz para programas gratuitos, saiba que as versões comerciais são igualmente sujeitos a bugs e problemas que tais. Uma falha na atualização do antivírus da McAfee, enviada para administradores de redes no último dia 21, fez com que arquivos essenciais de computadores fossem colocados em quarentena, e que máquinas com Windows XP entrassem num processo de reboot sem fim.
O incidente enfureceu inúmeros usuários, que publicaram mensagens iradas na página de suporte da McAfee. A empresa, por sua vez, divulgou um alerta pedindo que os usuários não instalassem a atualização problemática e informando como deveriam proceder no caso de já terem baixado o arquivo.
Panes em antivírus são mais comuns do que se imagina: há cerca de um mês, a BitDefender liberou um update que dava pau em computadores com versões de 64 bits do Windows; em 2005, a Trend Micro disponibilizou uma atualização que deixava os PCs lentos, e a Symantec fez o mesmo em 2007, deixando milhares de computadores na China rodando a passo de tartaruga.
Bom dia a todos e até mais ler.

P.S. Para quem não sabe (ou para quem não lembra mais, já que idade é fogo - risos), a imagem que ilustra a postagem de hoje é do robô de PERDIDOS NO ESPAÇO, useiro e vezeiro em sacudir seus braços sanfonados e bradar "PERIGO! PERIGO!" diante das inúmeras adversidades enfrentadas pela família Robinson, que explorava os confins do espaço sideral a bordo da nave Júpiter II (vide ilustração neste aditamento). O seriado fez sucesso entre meus contemporâneos, na década de 60, e alguns episódios ainda podem ser visto em canais pagos. Para quem quiser assistir à série completa (pena que em preto e branco), a coleção de DVDs está disponível em algumas unidades da locadora 2001.