quarta-feira, 19 de maio de 2010

AVG Anti-Rootkit Free

Devido à capacidade de camuflar suas chaves no Registro e esconder seus processos do Gerenciador de Tarefas do Windows, os “rootkits” acabam passando despercebidos aos olhos dos usuários e de boa parte dos softwares antivírus - e para piorar, quando pesquisados, eles costumam retornar mensagens de "arquivo inexistente".
Ainda que nem sempre tenham objetivos maliciosos, esses programinhas costumam ser intrusivos e difíceis de detectar e remover, sem falar que muitos trojans instalados por webpages maliciosas, por worms que exploram falhas no Windows ou via programas de compartilhamento de arquivos (P2P) utilizam essa tecnologia.
Talvez uma das ferramentas anti-rootikts mais conhecida e bem conceituada entre os especialistas seja o HijackThis, que impede o “seqüestro” da página inicial do navegador, checa o Registro e as configurações de arquivos e cria um log file que ajuda a descobrir e solucionar problemas – desde que o usuário tenha conhecimentos avançados; caso contrário, será preciso disponibilizar esse arquivo no site do programa e esperar que a comunidade o apure.
A propósito, lembro-me de ter sugerido algumas soluções mais simples, dentre as quais a varredura online oferecida pela  F-Secure: depois de clicar em "scan your computer for viroses", basta escolher o idioma português do Brasil, aceitar os termos da licença, definir a opção de varredura desejada, munir-se de paciência (o troço é demorado, mas segue adiante sem qualquer intervenção do usuário) e, ao final, definir a modalidade de correção e aguardar o relatório.
Enfim, volto agora ao assunto para apresentar outra sugestão interessante, especialmente levando em conta a facilidade de utilização: trata-se do AVG Anti-Rootkit Free, que você pode baixar clicando aqui.
O download é pequeno e a instalação, simples e rápida, embora a varredura seja um tanto demorada, especialmente na opção “in-depth search” (recomendável), mas não dá para fazer omeletes sem quebrar ovos, não é mesmo?
Bom dia a todos e até mais ler.

16 comentários:

  1. Bom dia amigo Fernando, o cara!
    Hoje observo que o amigo esta tratando de "varredura" e noto, além dos Pcs, as cidades estão uma lástima! Da população não existe preocupação com limpeza dos logradouros e dana jogar lixo e detritos em qualquer lugar. Os garis varrem em todas as direções e a sujeira se acumula mais ainda. Acredito que estamos precisamos de uma "formatação mental", com um bom progrma de educação e disciplina. Daqueles, mesmo demorando muito a ser instalados, deem resultados positivos ao final.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Guará.
    Concordo com vc. Infelizmente, falta-nos educação, noções de cidadania e consciência. Mesmo que os serviços providos pela administração pública - e custeados pela escorchante carga tributária que nos é imposta - não sejam lá um primor, sem a colaboração da população o resultado sempre ficará bem aquém do mínimo aceitável.
    Joga-se de tudo nas ruas, de garrafas pet a colchões e sofás, de papelões de pizza a eletrodomésticos obsoletos.
    Em cidades como as nossas, com populações na casa da dezena de milhão de habitantes, basta cada munícipe jogar um único palito de fósforo na rua para entupir boa parta do escoadouro de águas pluviais. E aí chove, e dá-lhe inundações e desgraceiras que tais.
    Abraços, amigo.

    ResponderExcluir
  3. É isso amigo.
    Mas pode deixar que na minha próxima viagem a São Paulo, uma das prioridades é sentar-me à mesa de um botequim com você, falo botequim mesmo, com tira-gosto de vitrine, cerveja gelada e saborearemos uma boa conversa.
    Bj.

    ResponderExcluir
  4. Pois é esse que tenho AVG, e é como vc fala, lentinho que só ele.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernando!
    No fim de semana, vou seguir sua dica e dar uma varrida no PC.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Mais uma grande dica!
    Mudando de assunto, instalei o MSN 2009 em um computador com o Vista e funcionou direitinho (O MSN 8.5 já não estava mais funcionando). Em compensação, no XP, seguem os problemas...tudo instalado e... quando abro a, lista de contatos, ela está em branco e nem adianta convidar todo mundo de novo, pois os convites são supostamente enviados, mas ninguém os recebe.
    A diferença: no Vista, optei pelo instalador online (aquele que o arquivo para download é pouco maior que 1 MB e depois voce precisa estar conectado a internet para que ele complete a instalação. Além disso, também optei pela instalação completa (com todos os recursos da suíte Windows Live). No XP, optei por instalar apenas o Messenger e baixei o arquivo de 125 MB (instalação offline, baixou, instalou). No XP, o MSN 8.5 segue funcionando normalmente. Vai entender...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Fernando,
    a cada dia que passo por aqui para ler suas postagens, mais me convenço de que nada sei...rs
    Bjos ;)

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernando
    Já baixei e usei o Puran Defrag - tudo como meu guru mandar. Eu já conhecia o F-Secure e o uso de vez em quando mas agora será com mais frequência. Como sempre suas dicas são DEMAIS - só não baixei o AVG anti-Rootkit pq só roda em XP não é?
    Bjs informáticos

    ResponderExcluir
  9. A todos:
    O dia de ontem foi um tanto atribulado e, depois da resposta que eu postei para o comentário do Guará, logo pela manhã, não tive oportunidade de voltar aqui para me manifestar em relação aos demais. Desculpem, portanto, esta imperdoável falha (risos).

    ResponderExcluir
  10. Oi de novo, Guará.
    Será um prazer, cumpádi. Só avise com alguma antecedência para não haver problemas de sobreposição de compromissos.
    Abração.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, Luizão.
    É sempre um prazer recebê-lo aqui, meu rei.
    A propósito do que você mencionou em seu recadinho, presumo que o AVG de que você fala seja o antivírus (que disputa com o Avast a preferência dos usuários domésticos no âmbito das ferramentas antivírus gratuitas). Já o anti-rootkit a que eu me referi na postagem é um programinha diferente, vocacionado a localizar e eliminar os rootkits, que são ameaças específicas.
    Abraços e um ótimo dia pra você, meu caro.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Cris.
    Obrigado pela audiência e pelo comentário.
    A propósito, varreduras regulares e procedimentos de manutenção (limpeza de disco, desfragmentação dos dados, apagamento de arquivos inúteis, etc.) realizados semanal ou quinzenalmente mantêm a saúde do sistema e levam menos tempo para ser concluídos do que se você deixar para realizá-los em intervalos maiores.
    Bjs e um ótimo dia pra você.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, Victor.
    Situações como essa nos levam a repetir aquele velho chavão, sobre a informática não ser uma ciência exata, mas sim esotérica.
    Lembro-me de que você relatou, tempos atrás, problemas para utilizar uma versão mais antiga do Messenger num PC movido a Windows Vista e tal... Acho até que eu lhe respondi qualquer coisa, mas já não me lembro bem o quê (risos).
    Aliás, lembro também de ter tido problemas na hora de fazer a migração para a versão atual do programa, mas também já me foge à memória a natureza da anormalidade e a maneira como eu a contornei.
    Como você bem diz, vá entender... risos.
    Abraços, amigo, e até mais ler.
    Daqui a pouco eu passo aí pra retribuir a visita; vamos ver se hoje eu consigo deixar um comentário.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Suzy.
    Lembro-me de já ter ouvido uma frase mais ou menos assim, atribuída a um filósofo, pensador ou coisa que o valha, de cujo nome agora já não me recordo. Era qualquer coisa como "quanto mais sei, mas sei que nada sei", ou algo parecido (risos).
    E o pior é que é verdade... determinadas disciplinas, de tão abrangentes, quase nunca são totalmente dominadas em todas as suas variáveis, por mais que o interessado se dedique a seu estudo. Numa matéria antiga que eu publiquei na mídia impressa, cheguei a comentar que o próprio Windows (naquela época, acho que ainda falávamos do Win98 ou ME, não tenho bem certeza), composto por milhões de linhas de código e desenvolvido por várias equipes de engenheiros de software (cada uma delas não participava do trabalho das demais, e apenas um número pequeno de pessoas conhecia todos os detalhes do programa), era um mistério até mesmo para o pessoal da Microsfot (risos).
    Mas enfim, como dizem os chinezes, toda caminhada começa com o primeiro passo, e cada novo passo nos leva mais para perto da reta de chegada (mesmo que ela só exista no âmbito virtual).
    Obrigado pela presença e pelo comentário. Beijos e um ótimo dia para você.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Martha.
    É bom vê-la por aqui de novo e saber que você continua acompanhando nossos despretensiosos escritos.
    Quanto ao programa sugerido, a informação que eu tenho dá conta de que ele roda no Windows 2000 e XP (não sei se o fabricante desenvolveu uma variante compatível com as versões mais recentes do sistema, mas vou tentar descobrir e, caso afirmativo, eu lhe aviso, ok?).
    Beijos informáticos em você também, gafanhoto (risos).

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, Fernando.
    Pois é, minha intenção foi, justamente, parafrasear Sócrates, que disse: "Só sei que nada sei".
    Bjos ;)

    ResponderExcluir