terça-feira, 1 de junho de 2010

Mensagens do Outlook Express

O Correio Eletrônico é, sem dúvida alguma, um dos serviços mais populares da Net – é praticamente impossível encontrar um internauta que não tenha pelo menos uma conta de e-mail –, e o Outlook Express – componente nativo do Windows que já foi objeto de diversas postagens –, um dos clientes de e-mail mais utilizados em todo o mundo. Então, supondo que você utilize o OE e tenha uma porção de mensagens que queira levar consigo quando comprar um novo computador (aliás, esse será um bom momento para fazer uma limpeza em regra nas suas caixas de entrada, enviadas e excluídas), faça o seguinte:

1- Na tela principal do Outlook Express, clique em Ferramentas > Opções > Manutenção e no botão Pasta de Armazenamento.
2- Na caixa de diálogo que irá se abrir, procure o campo que contém um caminho de pasta (provavelmente começando com "C \ Documents and Settings ..."), clique no interior desse caminho, pressione a tecla Home e, em seguida, Shif+End.
3- Com todo o caminho em destaque, pressione Ctrl+C para copiá-lo e, em seguida, cancele ambas as caixas de diálogo e feche o Outlook Express.
4- Clique em Iniciar > Executar, pressione Ctrl+V e dê Enter (uma janela do Windows Explorer vai aparecer na sua pasta de arquivo – a que contém o seu e-mail). Clique no ícone de pasta com o desenho de uma seta para cima e copie essa pasta (Outlook Express) para um drive externo, um CD-R ou outra mídia que possa ser lida depois, no computador novo.
5- Se o computador novo vier com o Windows XP, basta repetir os passos anteriores, excluir a pasta do Outlook Express e copiar para este diretório a pasta que você salvou do computador antigo.

Já nas versões Vista e Seven do Windows, a coisa já é um pouco diferente.
No Vista, abra o Windows Mail (que é bem parecido com o OE), selecione Arquivo > Importar > Mensagens > Microsoft Outlook Express 6, clique no botão Procurar e localize (mas não abra) a pasta Outlook Express que copiou do computador antigo, clique em Selecionar Pasta e siga as instruções do assistente. Ao final, você terá uma caixa postal vazia, já que, por padrão, tudo o que é importado fica em subpastas. Para alterar isso, mova o conteúdo de sua caixa de correio antigo para o novo: Na pasta Caixa de entrada (dentro da pasta importada), pressione Ctrl+A para selecionar todas as mensagens e arrastá-las para a pasta desejada. (Você pode fazer o mesmo com Itens Enviados e, se desejar, Itens Excluídos, Rascunhos e outras pastas que você possivelmente tenha criado – basta arrastar o conteúdo das pastas importadas para as pastas locais).
No Windows 7, você não terá nenhum cliente de e-mail nativo, mas poderá baixar e instalar, dentre outras opções, o Microsoft Windows Live Mail (http://download.live.com/) ou o freeware IncrediMail 2 (mais informações e download em http://www.incredimail.com/portuguese/download/learn-about-im2.aspx).

Tenham todos um ótimo dia.