segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Compartilhando o OE

A despeito da queda no preço dos computadores, muita gente ainda compartilha a mesma máquina com seus familiares, embora o ideal fosse cada qual ter o seu próprio PC. Para piorar, a despeito das vantagens implementadas no Windows pela política de contas – que visa facilitar esse compartilhamento –, há quem não se contente com uma conta restrita, que limita o acesso a recursos como instalação de novos programas e reconfigurações do sistema.Nessas circunstâncias, é comum que esses usuários deixem de utilizar o Outlook Express – programa cliente de e-mails padrão do MS Internet Explorer –, preferindo, em nome da privacidade, administrar sua correspondência via webmail, mesmo tendo de abrir mão da comodidade de descarregar as mensagens no computador e gerenciá-las (ler, apagar, responder, reencaminhar) a qualquer momento, mesmo off-line. Mas a boa notícia é que OE é um programa multiusuário, ou seja, que pode ser compartilhado por duas ou mais pessoas sem que cada uma delas tenha acesso às mensagens e contatos da(s) outra(s). Para configurá-lo dessa maneira, clique Arquivo > Identidades > Adicionar nova identidade e crie o novo usuário e a respectiva senha de acesso (não se esqueça de marcar a opção exigir senha). Caso queira definir uma identidade específica com a qual o programa deverá ser aberto na inicialização, clique em Gerenciar Identidades. Feito isso, os usuários poderão configurar sua(s) conta(s) de e-mail (as mensagens enviadas para os endereços eletrônicos de uma determinada identidade não serão exibidas para as demais). Para tanto, caba a cada um clicar em Ferramentas > Adicionar > Correio (ou E-mail), criar um nome para sua conta, digitar seu(s) endereço(s) de e-mail e assinalar a caixa de verificação "Incluir esta conta ao receber ou sincronizar e-mails". Na tela seguinte, basta os dados fornecidos por seu(s) respectivo(s) provedor(es) – que consistem geralmente em algo como "pop.nomedoservidor.com.br" e "smtp.nomedoservidor.com.br" e, ao final, entrar com seu nome de usuário e senha, marcar a caixa "Lembrar senha" e clicar em Concluir.

Observação: Em Servidor de saída, só marque a caixa "Meu servidor requer autenticação" e modifique as configurações avançadas (botão Configurações...) se o seu serviço de e-mail assim o exigir (essas informações também devem ser obtidas junto à ajuda do provedor).

A partir daí, toda vez que o OE for convocado, o usuário de plantão deverá selecionar sua identidade e inserir a respectiva senha de acesso.
Amanhã a gente continua. Abraços e até lá.