quinta-feira, 9 de setembro de 2010

4º Aniversário do Blog

Criado em 2006 para prover elementos à elaboração do volume 12 da Coleção Guia Fácil Informática (Blogs & Websites), nosso Blog comemora hoje seu quarto aniversário.
Embora eu pretendesse tirá-lo do ar tão logo o trabalho fosse concluído, o incentivo (e o carinho) de alguns leitores me fez levá-lo adiante, de modo que já lá se vão quatro anos de existência e quase 1.100 posts publicados.
Como nunca me preocupei em instalar contadores de acesso ou medidores assemelhados, nem imagino quantas vezes este espaço foi visitado. Sei apenas que meu perfil pessoal foi visualizado cerca de 2.800 vezes – embora isso seja apenas uma estimativa, até porque a contagem foi interrompida por períodos que variaram de uns poucos dias a várias semanas – e que conto atualmente com 65 seguidores (são poucos, mas são sinceros, como dizia um velho crooner de boate que conheci nos meus mais verdes anos – risos).
No que concerne aos comentários, também não faço idéia de quantos já me foram oferecidos (e nem pretendo contá-los um por um), mas vale lembrar que eles são e serão sempre bem vindos e respondidos da melhor maneira e com a maior brevidade possível.
Reconheço que já estaria mais do que na hora de repaginar o site, acrescentar alguns widgets e outras firulas que tais (aliás, quase não promovi modificações desde o dia da criação), mas ainda acho mais importante investir no conteúdo das postagens do que mera e simplesmente caprichar no layout. Assim, continuamos ativos e operantes, focando a segurança digital (nosso carro-chefe, por assim dizer); publicando truques para configurar e utilizar melhor o Windows e seus componentes; oferecendo noções básicas sobre hardware e software; sugerindo soluções para problemas no funcionamento do computador e dicas para escolher PCs, notebooks, telefones celulares e câmeras digitais (sem mencionar alguns posts sobre política, folclore, mecânica automotiva, pirâmides do Egito e receitas culinárias – risos).
Para quem quiser conferir, nossa página inicial exibe os posts mais recentes, mas basta descer pela tela e clicar no link "Postagens mais antigas" para acessar um novo bloco – e assim sucessivamente –, ou então clicar nos links exibidos no campo "Arquivos do Blog" e selecionar o ano, o mês e o dia da publicação desejada (ainda que o Blogger ofereça um campo de pesquisa, ele nem sempre traz bons resultados; melhor colocar o termo chave no Google, dar um espaço e digitar "site://fernandomelis.blogspot.com", sem as aspas). 
Vale relembrar que nosso Blog não tem fins lucrativos e nem conta com patrocínio, AdSense ou apoio publicitário de quem quer que seja; a idéia é apenas transmitir alguns conhecimentos que amealhei durante a elaboração e publicação de meus trabalhos relacionados à Tecnologia da Informação. Caso isso venha a ser útil para meus poucos seguidores ou para um ou outro gato-pingado que me honre com suas visitas, eu já me sentirei plenamente recompensado.
Para concluir, resta-me agradecer tanto os leitores que me acompanharam ao longo desses quatro anos quanto aqueles que fizeram uma única visita (estes, naturalmente, não estarão aqui para ler meu TVM – risos).
Um ótimo dia a todos, abraços e até amanhã, quando nossos escritos voltarão ao curso normal.