quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Aviso aos navegantes

Recentemente, um leitor comentou que a adoção de algumas das sugestões que eu postei no último dia 19  fez com que seu sistema passasse a reinicializar aleatoriamente, mas como ele não ofereceu mais elementos ou um endereço eletrônico para contato, só me restou deixar em resposta algumas sugestões “genéricas” que poderiam ajudá-lo na solução do problema. Convém ter em mente que o Windows, como qualquer outro software, está sujeito a erros capazes de tornar o computador instável ou inoperante. Por mais avançadas e estáveis que sejam as versões mais recentes, não é incomum o usuário se deparar com problemas cuja solução exige conhecimentos avançados e uma longa seqüência de procedimentos manuais trabalhosos e aborrecidos. Além disso, embora seja baseada na Matemática, a Informática está mais para uma ciência esotérica do que exata. Ainda que procedimentos idênticos devessem apresentar resultados também idênticos tanto no seu XP quanto no meu, diversos fatores concorrem para que, na prática, a teoria seja outra. Assim, é de importância vital criar um ponto de restauração do sistema antes de modificar suas configurações, bem como fazer um backup do Registro sempre que as modificações envolverem esse importante banco de dados (basta pesquisar o Blog a partir das palavras-chave adequadas para encontrar dezenas de postagens com essas remissões).
Falando em postagens antigas, a seqüência que eu batizei como  Deu Pau? (baseada no livrinho de mesmo nome da Coleção Guia Fácil Informática) oferece uma porção de informações conceituais e dicas práticas para solucionar instabilidades, travamentos e assemelhados. O Fix It  – programinha da Microsoft que funciona como uma espécie de “central de correção de erros” para o Windows e demais produtos da empresa – também é uma mão na roda, inclusive porque pode também ser acessado como serviço, dispensando qualquer instalação.
Para tanto, basta você abrir a página http://support.microsoft.com/gp/cp_fixit_main/pt-br, escolher a opção adequada na lista à esquerda, procurar algo relacionado ao seu problema entre os tópicos exibidos e explorar as diversas opções (que, de modo geral, são bastante intuitivas). Você pode implementar as correções de forma automática (com auxílio de um assistente) ou manual, bem como recorrer ao site http://support.microsoft.com/contactus para solicitar uma solução para o seu problema.
Bom dia a todos e até mais ler.