quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Software up-to-date (parte 2)

Prosseguindo no tema do post anterior, os patches (remendos) para o XP são divididos em dois grupos – de “Alta Prioridade” e “Opcionais” –, cabendo ao usuário selecionar e aplicar as correções desejadas a partir da lista apresentada pelo assistente de verificação. O primeiro grupo oferece correções para falhas críticas e/ou de segurança (sendo recomendável instalar todas elas, portanto), ao passo que as opções do segundo grupo, como o próprio nome indica, ficam a gosto do freguês (seja seletivo). Há casos em que as atualizações também trazem problemas: o Service Pack 1 para o Net Framework 1.1, por exemplo, não instala corretamente nem com reza brava, e a solução (que, segundo a Microsoft, exige a remoção de uma determinada chave do Registro) nem sempre é fácil de ser encontrada e aplicada.
Via de regra, diante de uma eventual mensagem de erro durante a instalação das correções, o jeito é recorrer ao Google (ou a qualquer outro site de buscas) e tentar localizar algum artigo do serviço Technet, da base de dados ou do suporte online da Microsoft.
Já se o problema decorrer de algum patch já instalado, vale tentar reverter o quadro via  Restauração do Sistema ou desinstalar a atualização problemática – clique em Painel de Controle > Adicionar e Remover Programas, role a tela até encontrar um grande bloco de updates do Windows e remova o patch com número mais alto ou data mais recente. Adicionalmente, não custa dar uma olhadinha na postagem que a gente publicou em 19/12/06.
Amanhã a gente conclui.
Abraços e até lá.