terça-feira, 5 de outubro de 2010

Software up-to-date

Manter o software do computador atualizado é um procedimento tão importante quanto tedioso – que me faz lembrar a época em que surgiram os primeiros carros movidos a álcool: nos dias mais frios, era comum ver um infeliz proprietário na garagem, ainda de pijama, tentando ligar o motor e ajustar o afogador para deixar o troço “esquentando” enquanto se vestia e tomava o café da manhã (de outro modo, o veículo sairia tossindo feito um fumante inveterado de 80 anos). Brincadeiras à parte, o agigantamento dos sistemas e programas atuais – compostos, em certos casos, por milhões de linhas de código – propicia o surgimento de bugs e falhas de segurança que podem demandar correções durante toda a sua vida útil. A rigor, nenhum software é perfeito; qualquer sistema, aplicativo, script ou coisa que o valha sempre está sujeito a erros de programação, levando os desenvolvedores conscientes a criar e disponibilizar correções à medida que os problemas são identificados.
Quem utiliza o Windows (maldosamente chamado de “colcha de retalhos” por seus detratores) conhece bem essa rotina, já que toda segunda terça-feira de cada mês (Patch Tuesday) surge um novo pacote de correções e atualizações. No entanto, isso não é exclusividade da MS: Adobe, Apple, Oracle inúmeras outras empresas de alto quilate também são “sócias do clube” (aliás, a Apple bate a Microsoft em número de bugs em seus produtos).
Para minimizar esse aborrecimento (e estimular os usuários a manter seus sistemas relativamente seguros), a Microsoft oferece o “Windows Update” e as “Atualizações Automáticas” – para mais detalhes, consulte nossa postagem de 06/07/09 .
Não custa lembrar que o Windows Update (acessível via Iniciar > Todos os programas > Windows Update) depende do Internet Explorer para abrir a página http://update.microsoft.com/ e, mediante um controle ActiveX, “vistoriar” o computador e exibir as correções disponíveis para aquela versão específica do Windows. Quem utiliza outro navegador deve acessar a pagina da Microsoft Download Center, clicar em “Download Categories” e escolher “Windows Security & Updates”. Nesse caso, todavia, é preciso esquadrinhar as atualizações disponíveis para localizar as que são adequadas à versão do Windows instalada no computador, o que pode dar um bocado de trabalho.
Amanhã a gente continua.
Abraços e até lá.