quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Entre a Cruz e a Caldeirinha...

O Sistema Operacional é o “software-mãe” do PC, a base sobre a qual rodam os demais programas (pacotes de produtividade, de segurança, aplicativos e utilitários diversos, e por aí vai), até porque, mesmo sendo versátil e pródigo em recursos, o Windows não é capaz de executar todas as tarefas que desejamos ou de que precisamos.
No entanto, sabemos que o acúmulo desmedido de programas degrada o desempenho global do sistema, pois compromete recursos do computador (memória, processamento, espaço em disco, etc.), e que a desinstalação de softwares inúteis, embora seja uma providência necessária, também contribui para a perda de performance – notadamente devido aos resíduos que ficam perdidos no disco e às entradas inválidas que sobram no Registro.
Nesse contexto, ficamos entre a cruz e a caldeirinha: se corremos, o bicho pega; se ficamos, o bicho come. Mas a boa notícia é que um serviço que o Kevin sugeriu recentemente lá no Blog do seu PC permite acessar um vasto leque de aplicativos sem ter de mantê-los residentes no computador.
Depois de instalar o plug-in do SPOON e preencher um cadastro, basta clicar na imagem correspondente ao software desejado (há browsers como o Firefox e o Chrome, comunicadores como o GTalk, programinhas de conversão, plataformas de emails, editores, diagramadores, games, e muito mais). Ao final, é só fechar a caixa referente ao programa para que nenhum resquício fique no computador, já que tudo roda virtualmente. (Mais informações e download em http://www.spoon.net/).
Para adicionar um pouco de cor local a esta postagem, vale dizer que o download do plug-in é rápido (menos de 10 segundos com a minha largura de banda) e que o instalador conclui o procedimento em pouco tempo, conquanto não ofereça um assistente com opções de configuração e outros que tais. Quando eu cliquei sobre o executável, nenhum ícone na área de trabalho ou menu Iniciar foi criado; surgiram apenas uma entrada no menu Inicializar e outra no Painel de Controle, em Adicionar ou remover programas. E ao acessar a página do SPOON e fazer o login para testar um ou dois programinhas, confesso que achei o troço demorado, sem falar que os tópicos da ajuda (em inglês) não são lá de grande ajuda. Resta pesquisar um pouco mais e fazer umas tantas experiências.
Enfim, a dica é interessante para quem não quer sobrecarregar o sistema com uma porção de aplicativos pouco utilizados (games, conversores, editores de imagens, redes sociais e outros que tais). Mas não espere substituir seu antivírus ou seu aplicativo de firewall, evidentemente (que devem permanecer residentes no computador).
Confesso que ainda não entendi direito por que é preciso instalar o plug-in (já que o acesso ao serviço na nuvem se dá mediante login) e tampouco tentei usar o troço sem o miniaplicativo instalado, mas pretendo fuçar essas possibilidades e voltar ao assunto assim que desvendar esse mistério. Seja como for, fica aqui a sugestão.
Um bom dia a todos e até a próxima.