sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Desfragmentação de disco e humor de sexta-feira

0
Criar, editar e excluir arquivos e instalar e remover aplicativos são tarefas que realizamos freqüentemente, e devido à maneira como o Windows organiza as informações no HD – reutilizando cada cluster vazio, mesmo que ele esteja no meio de uma grande área ocupada e que haja muito espaço disponível mais adiante – o resultado é a fragmentação dos dados. E quanto mais os arquivos forem divididos e espalhados ao longo das trilhas, maior será o tempo necessário para as cabeças de leitura remontá-los na memória – o que, em última análise, significa uma sensível queda no desempenho do sistema. É certo que o Windows dispõe do DEFRAG para recompor os arquivos e regravá-los em clusters adjacentes – conquanto ele não tenha acesso a determinados arquivos do sistema (que ficam bloqueados quando o Windows está carregado) e nem atue sobre o Registro. Para utilizá-lo, basta abrir a pasta Meu Computador, dar um clique direito sobre a unidade desejada, clicar em Propriedades > Ferramentas e no botão Desfragmentar agora...

Observação: O Defrag proporciona melhores resultados se executado no modo de segurança (modalidade de inicialização que torna o boot mais “limpo” e facilita a reorganização dos dados) ou via prompt de comando (clique em Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Prompt de comando, digite “defrag -f” (sem as aspas) e tecle Enter). Demais disso, é possível ainda configurar o sistema para desfragmentar automaticamente os arquivos de boot clicando em Iniciar > Executar, digitando “regedit” (sem as aspas), teclaando Enter, localizaando e abrindo a pasta HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\MICROSOFT\Dfrg\BootOptmizeFunction e, no painel à direita, dando um clique direito em “Enable”, escolhendo “Modificar”, mudando o valor de “X” (desabilitar) para “Y” (habilitar) e reiniciando o computador.

Existem diversos softwares comerciais mais rápidos e eficientes do que o DEFRAG. Eu gosto muito do desfragmentador incluído na suíte System Mechanic ( http://www.iolo.com/SYSTEM-MECHANIC/standard/) e do Perfect Disk (http://www.raxco.com/), que podem ser experimentados gratuitamente (Trial) por 30 dias. Entre os freewares, o Auslogic Disk Defrag e o Defraggler são boas opções (download em www.auslogics.com/en/software/disk-defrag/download e em www.defraggler.com/, respectivamente). O MyDefrag também é gratuito e aparenta ser competente, mas sua utilização é um pouco mais complicada. A quem interessar possa, o Baixaki oferece um tutorial detalhado sobre a instalação, configuração e utilização desse programa (http://www.baixaki.com.br/download/mydefrag.htm). Já para desfragmentar o Registro e os arquivos de paginação (memória virtual), de hibernação (para onde é copiado o conteúdo da RAM quando o computador é posto para "dormir") e de log de eventos, eu sugiro o PageDefrag (disponível em http://technet.microsoft.com/pt-br/sysinternals/bb897426(en-us).aspx).
Há quem afirme que os discos rígidos atuais não sejam susceptíveis à fragmentação, já que dispõem de centenas de gigabytes de espaço e podem abrigar arquivos volumosos inteiros numa seqüência de clusters (pena que não contaram isso para o Windows). Há quem diga também que a queda de preço da RAM permite abastecer o computador com memória suficiente para evitar que a fragmentação cause grande impacto na performance do sistema. Mesmo assim, eu continuo achando que vale a pena desfragmentar o HD pelo menos uma vez por mês. Mas não espere milagres: todo dispositivo tem suas limitações; para obter resultados mais expressivos nesse contexto, só instalando um drive maior e mais rápido (em espaço, rotação e taxas de transferência).

Passemos agora ao nosso tradicional humor de final de semana:

Todos sabem que hoje em dia o seguro de um automóvel é indispensável.

Não podemos deixar nem Uno de nossos Benz a Mercedes desses ladrões que fazem a Fiesta, nessa Honda de assaltos! A Marea está Brava!
Quem não segura o seu automóvel pode se Ferrari e depois só GM pelos cantos ou fica a Ranger os dentes e a Courier de um lado para outro, vigiando a Strada e perguntando: Kadett meu carro?.
Faz a maior Siena e fica Palio de nervoso! Aí, vai rezar um terço para Santana ajudar, mas isso não Elba stante para ter seu carro de volta!
Seguro é o Tipo de negocio difícil, Mazda para resolver sem ficar com cara de Besta no final!
O seguro é um Premio para quem o faz! Tempra todo veículo. Tem Parati também. E, na hora de fazer o seguro do seu carro, pense nas Variant es... Afinal Quantum mais opções, melhor!
Você vai ver que o nosso seguro é legal as Pampa...
Por isso, ele o Fusca os demais, e vai marcar um Gol na hora do Accord!
Não deixe o prazo Passat!... Monza obra!
Venha Logus! Estamos Kombi nados? Espero seu contato....
Visite nossa agência e se Accent na frente do Galant, que é o nosso gerente! Não se esqueça de levar o Stratus de seu banco e colocar um Blazer bem bonito, parecendo um Diplomata de Classe A. Mas não deixe de olhar todos os Topic do contrato...
Somos bem melhores Kia concorrência e se você perder esta Xantia, vai se Corsa todo de raiva, o KA?
Com nosso seguro, você pode passar um Weekend tranqüilo pela praia de Ipanema que, se roubarem seu carro, mesmo que seja em dia de Eclipse, você não terá problema... Temos nossa Suprema garantia de pagamento em prazo recorde! Não precisa D20 dias como outros que tem por aí... Hoje mesmo estamos pagando um seguro de um roubo que ocorreu A10 dias, S10 se, nós pagaríamos até antes!
Você pode estar em qualquer lugar, de um Polo ao outro, que nós damos a assistência que precisar! E só Scania os documentos e mandar por e-mail mesmo!
Faça seguro! É Clarus que é bom! Boa Voyage e Pointer final.
OBS: Se você achou este texto interessante, Cherokee e Mondeo para seus amigos!
Um bom final de semana a todos e até mais ler.