quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Plano de fundo

Decorar a área de trabalho com um  plano de fundo (ou papel de parede, como queira) não traz qualquer benefício prático para o computador, mas o mesmo não se pode dizer em relação ao usuário. Afinal, às vezes é preciso dar uma pausa no trabalho para descansar a vista e refrescar as idéias, e nada melhor do que fazê-lo diante de um lindo pôr-do-sol, de uma praia paradisíaca ou de outra imagem qualquer que você se sinta bem ao visualizar.
Antigamente, quando os PC tinham pouca memória física, era recomendável evitar o uso de planos de fundo muito rebuscados, de modo a não comprometer o desempenho do sistema. Ainda me lembro de quando troquei meu velho 486 por um Celeron 600 MHz e 32 MB de RAM (montado pela METRON, lá pela virada do século), que na semana seguinte já contava com 128 MB de memória e operava a 933 MHz – que eu consegui alcançar reconfigurando tanto o barramento frontal quanto o multiplicador de clock... Mas isso já é outra história.
Voltando ao que interessa, com 2, 3 ou até mais gigabytes de RAM, os computadores atuais podem exibir tranquilamente uma paisagem bonita, a Ferrari dos seus sonhos ou aquela coelhinha da PLAYBOY que... bom, deixa pra lá.
Para configurar um plano de fundo para seu Desktop:

1- Dê um clique direito com o mouse num ponto vazio da tela, clique em Propriedades e na aba Área de Trabalho.

2- Em Plano de Fundo, selecione cada uma as imagens disponíveis e confira o resultado no simulacro de monitor. Quando encontrar aquela que você quiser utilizar, clique em Aplicar e em OK. (Clicando no botão Procurar, você terá outras opções de imagens).

3- Note que a pequena seta para baixo da caixa Posição permite escolher como a imagem será exibida (as possibilidades são centralizar, estender ou lado a lado).

Observação: Caso queira manter seu Desktop sem qualquer plano de fundo, volte ao passo número 2, escolha a opção NENHUM, clique na setinha ao lado da caixa Cor e escolha o tom desejado para o preenchimento da tela.

A rigor, praticamente qualquer imagem salva em seu computador pode ser usada como plano de fundo, bastando para isso que você clique sobre ela com o botão direito do mouse e, no menu de contexto, escolha a opção respectiva. No entanto, dependendo das características (formato, tamanho, resolução etc.), o resultado pode deixar um pouco a desejar, de modo que o ideal é recorrer a um website que ofereça planos de fundo para download (há uma porção deles; abra a página do Google, insira “wallpaper”, “plano de fundo” ou “papel de parede” como palavra-chave e confira).
A título de sugestão, dê uma olhada no NatGeo Wallpaper Downloader, que é gratuito e permite baixar milhares de wallpapers da National Geographic com uns poucos cliques do mouse. Basta fazer o download, dar duplo clique sobre o executável (o programinha não requer instalação), escolher o ano das fotos, os temas e a resolução das imagens.
Outro site bem bacana é o www.osmais.com/index.php, cujo campo WALLPAPERS (na coluna à esquerda da página inicial) oferece uma grande variedade de opções divididas por categoria.

Abraços a todos e até a próxima.