terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Pastas protegidas no Seven

Já vimos como proteger nossos documentos pessoais e outros arquivos privados, no XP, mediante a criação de pastas compactadas protegidas por senha (veja mais detalhes em http://fernandomelis.blogspot.com/2010/01/seguro-morreu-de-velho.html). Quem já migrou para o Windows 7 não dispõe desse recurso, mas a boa notícia é que, nessa versão, o sistema criptografa automaticamente as pastas particulares do usuário que definir uma senha para a sua conta. Em outras palavras, se sua conta de usuário no Seven tiver uma senha, suas pastas particulares (Documentos, Fotos, etc.) só poderão ser acessadas por você, que terá de entrar com sua senha pessoal ao logar-se no sistema.
Para definir sua senha de usuário, faça o seguinte:

1 – No Painel de controle, clique no link CONTAS DE USUÁRIO E SEGURANÇA FAMILIAR e em MUDAR SUA SENHA DO WINDOWS.

2 – A tela seguinte exibe um resumo da sua conta e permite fazer ajustes como mudar sua foto, tipo de conta, etc. Clique na opção CRIAR UMA SENHA PARA A CONTA.

3 – Você verá então dois campos para a senha, nos quais ela deve ser repetida, e um terceiro, correspondente a uma dica para a senha. Preencha tudo direitinho e clique em CRIAR SENHA.

4 – Se tudo estiver certo, você retornará à tela da conta de usuário, e a partir de então, sempre que ligar o computador ou alternar entre contas, será instado a entrar com sua senha.

Bom dia a todos e até mais ler.