quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Senhas e mais senhas...

Quem compartilha seu PC deve estabelecer uma senha de login para coibir a curiosidade – até natural – das dos demais usuários em fuçar seus arquivos pessoais (a senha é como uma "chave virtual", devendo ser memorizada e mantida em segredo, e jamais escrita num post-it e colada na moldura do monitor). Entretanto, devido ao vasto leque de serviços on-line que acessamos mediante login, é comum acabarmos esquecendo algumas senhas, quando não aquela com a qual nos logamos no sistema.
Caso isso aconteça e você for usuário do Windows XP,  basta reiniciar o computador, pressionar F8 durante o boot, escolher Modo de segurança e fazer o login usando a conta de Administrador (que não requer uma senha, a menos que essa configuração tenha modificada anteriormente). Finalmente, convém abrir o Painel de controle, clicar em Contas de usuários e definir uma nova senha para a sua conta.

Observação: Quem quiser administrar suas senhas mais facilmente pode fazê-lo com o freeware Password Safe (disponível em http://baixaki.ig.com.br/download/Password-Safe.htm). Assim, além da senha do Windows, só será preciso decorar a password que dá acesso ao programinha – que se encarregará de gerenciar todas as demais.

Bom dia a todos e até mais ler.