quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

TV e Notebook via HDMI sem fio

Assistir a filmes na telinha do note pode até ser uma opção, conquanto nem de longe ofereça o mesmo conforto da telona de muitas polegadas da TV da sala de casa, não é mesmo?
A boa notícia é que a Intel desenvolveu uma tecnologia – Wireless Display, ou simplesmente WiDi – que dispensa o uso de cabos para transformar a TV numa segunda tela para o portátil (basta manter os dois aparelhos a cerca de 3 metros de distância e simplesmente pressionar um botão).
A má notícia é que, para essa mágica acontecer, é preciso ter um receptor Push2TV PVT1000, da Netgear, plugado via HDMI na TV, bem como um laptop baseado em processadores específicos da família CORE 2010, com placa gráfica HD Intel, adaptador wireless Centrino com tecnologia My WiFi e o software Wireless Display, além do Windows 7 de 64 bits.
Satisfeitos esses pressupostos, uma autenticação com código de quatro dígitos é estabelecida na primeira vez em que os aparelhos são pareados; na próxima, basta rodar o Wireless Display no notebook para que ele reconheça o dispositivo e estabeleça a ligação. Daí em diante, quase tudo que você vê em seu note – de vídeos em 1080p a clipes do YouTube, páginas da Web, apresentações do PowerPoint e vídeo conferência pelo Skype – vai para a telona da TV (com a possível exceção de vídeos em DVD e Blu-ray com proteção de copyright).
Mas é bom não se afobar: como a coisa ainda é recente, deve demorar um pouco para que notebooks que preencham esses requisitos se tornem padrão no mercado, bem como que apareçam TVs com suporte nativo a essa tecnologia (dispensando, assim, o Push2TV, que custa cerca de R$ 400).
Bom dia a todos e até amanhã.