quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A última Flor do Lácio

Se, como dizia Drummond, escrever é a arte de cortar palavras, convém no mínimo grafar corretamente aquelas que permanecem no texto, bem como evitar as inúmeras armadilhas gramaticais que a língua portuguesa nos impõe. Seja por distração, erro de digitação ou puro e simples desconhecimento, é comum cometermos deslizes em nossos textos – embora o MS Word tenha um corretor ortográfico-gramatical nativo – que não é nenhum primor, mas ajuda um bocado – só é possível adequá-lo às “novas” normas (que entraram em vigor há coisa de dois anos) se a versão do Office for recente.
A coisa fica ainda pior quando utilizamos um editor/processador de textos que não oferece esse tipo de auxílio ou, pior ainda, quando postamos comentários em blogs e assemelhados, por exemplo. Para quem se mantém fiel ao MS Internet Explorer, o IESpell (http://www.unochapeco.edu.br/downloads/iespell-corretor-ortografico-para-o-internet-explorer) pode ser um paliativo interessante, embora não seja tão prático quando o corretor nativo do Google Chrome (que pode ser habilitado em Opções > Configurações Avançadas > Alterar as Configurações de Fonte e Idioma > Idioma, onde é possível também alterar o idioma e adicionar palavras sobre as quais você deseja ser notificado). Aliás, outra ferramenta para o Chrome é o After Deadline (http://afterthedeadline.com/), que é gratuito e pode ser usado como complemento ao recurso nativo (note, porém, que ele não identifica os erros automaticamente; ao terminar o texto, você terá de clicar no ícone respectivo para que ele destaque as palavras incorretas com uma linha vermelha).
Já para o Firefox, a opção é utilizar o recurso Dicionário pt-Br (https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/3257/), também gratuito, que exibe notificações similares às do corretor nativo do Chrome. Após o download, basta clicar no item Complementos do browser para visualizar a extensão.
Bom dia a todos e até mais ler.