segunda-feira, 28 de março de 2011

De volta aos Blogs

Todo blogueiro almeja aumentar seu número de visitantes, comentaristas e seguidores – até porque quem escreve quer ser lido.
Sendo o seu caso, não deixe de conferir as dicas que meu parceiro Victor publicou recentemente em PAPO DE INFORMÁTICA e conferir as sugestões a seguir:

• Escolher um layout e definir quais e quantos gadgets, widgets, banners publicitários, ilustrações e outros que tais o Blog deve exibir é uma questão subjetiva e personalíssima do blogueiro. No entanto, se muito pesadas, as páginas demoram a carregar (o que pode esgotar a paciência dos visitantes, especialmente dos que usam conexão discada); se muito poluídas, elas se tornam confusas e "vencem o leitor pelo cansaço".

• A popularização dos Blogs abriu o apetite dos spammers, razão pela qual muitos blogueiros passaram a recorrer aos captchas (aquelas letrinhas escritas de forma peculiar que o leitor precisa reproduzir para validar comentários). Por outro lado, essas firulas não são bem vistas pela maioria dos visitantes e acabam desestimulando os comentários.

Observação: Vale salientar que o Blogger disponibiliza um filtro antispam bastante funcional, de modo que você pode tranquilamente livrar seus leitores desse incômodo (lembre-se, porém, de analisar regularmente os comentários bloqueados para excluir os spams e liberar as mensagens legítimas).

• As pessoas retornam a um Blog esperando encontrar coisas novas, mas uma postagem diária (ou a cada dois dias) já está de bom tamanho – atualizações mais freqüentes têm mais a ver com o Twitter. Se sua idéia for fazer edições espaçadas (tipo uma por semana), não deixe de avisar seus leitores, ou a falta de novas postagens os levará a pensar que você “abandonou” o Blog.

• Linguagem despojada e coloquial não desobriga o blogueiro de escrever de maneira inteligível e evitar erros de digitação, ortografia e gramática. Se você postar diretamente no site, revise o texto com o recurso disponibilizado pelo próprio Blogger; se usar um processador como o Word, por exemplo, não deixe de rever um a um os incidentes apontados e, ao final, selecionar o texto completo e teclar F7 para fazer a revisão final.

• Dê especial atenção ao título da sua página – exibido no topo da janela do navegador – que deve conter palavras-chave relacionadas com o conteúdo do site - aspecto para o qual os mecanismos de busca dão grande importância. Aliás, a elaboração deste post me chamou a atenção para a “gafe” que eu cometi ao batizar o Blog com meu nome seguido por “dicas de informática” (veja que já inverti a ordem dos termos).

• Adicionar palavras-chave no corpo do texto – quanto mais perto do início, melhor – e usar negrito para reforçar as idéias proporciona bons resultados, notadamente se você cadastrar seu site em buscadores como Google, Yahoo! e Bing – para tanto, siga os link abaixo:

http://www.google.com/addurl/?continue=/addurl
http://siteexplorer.search.yahoo.com/br/free/submit
http://www.bing.com/docs/submit.aspx

Confesso não ser um expert nesse assunto, haja vista o número (ínexpressivo) de seguidores que meu site conseguiu amealhar em quase 5 anos de existência (talvez se eu escrevesse contos eróticos ou receitas infalíveis para ganhar na loteria, a história fosse outra). Mesmo assim, a quem quiser se aprofundar no assunto,  recomendo a excelente apostila criada por Celso Lemos, do Blog CriarSites.com (para fazer o download, clique aqui).

Boa semana a todos e até mais ler.