terça-feira, 14 de junho de 2011

Bloqueio de sites

Quem precisa constantemente bloquear o acesso do computador a determinados sites pode fazê-lo com a ajuda de programas específicos (tanto pagos quanto gratuitos), que monitoram e bloqueiam as tentativas de acesso não autorizado e, no mais das vezes, criam relatórios e disponibilizam outras ferramentas de gerenciamento. No entanto, para situações eventuais, a edição do arquivo HOSTS (saiba mais em http://j.mp/gpZroJ) pode ser uma mão na roda, pois dispensa a instalação de aplicativos, atua sobre todo o sistema (independentemente do navegador utilizado) e só pode ser revertida por usuários que tenham privilégios de administrador.
Antes de se valer desse recurso, crie um ponto de restauração do sistema (no XP, clique em Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Restauração do Sistema > Criar um Ponto de Restauração e faça os ajustes necessários). Feito isso, localize o arquivo HOSTS, que fica em C\Windows\System32\drivers\etc. Abra-o com o Bloco de Notas, escreva 127.0.0.1, pressione a tecla TAB e escreva o domínio cujo acesso você deseja bloquear (baseie-se nos exemplos oferecidos pelo próprio arquivo). As alterações entram em vigor imediatamente e afetam tanto os navegadores quanto os programas que fazer requisições aos sites bloqueados.
Note que o arquivo em questão também pode ser alterado por malwares, visando impedir que você rode o Windows Update ou tenha acesso a antivírus online ou a sites de segurança (saiba mais em http://fernandomelis.blogspot.com/2010/11/seguranca-e-humor-de-sexta-feira.html).
Abraços a todos e até mais ler.