segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Proteção de tela

Resolvi dedicar algumas linhas a um recurso que, embora interessante, não foi mencionado nos posts da semana passada: a proteção de tela – ou “protecção de ecrã”, como se diz em Portugal.

Os monitores CRT – notadamente as telas de fósforo verde usadas na pré-história da computação – eram bastante susceptíveis ao “burn-in” decorrente da exibição prolongada de imagens estáticas. Aliás, televisores de tubo também sofrem essa “queima”, bem como as telas de plasma, embora em menores proporções.

Observação: Em caixas eletrônicos, é comum vermos mensagens do tipo “insira seu cartão”, mesmo quando o monitor exibe outros menus de opções. Isso se dá devido à permanência desses indicadores na tela durante todo o tempo em que a máquina permanece ligada, gerando uma sombra ou imagem “fantasma” que, com o passar do tempo, se torna indelével.

Os “screensavers” surgiram com o propósito de minimizar esse problema, já que, modificando ou movendo o conteúdo, impedem que algum tipo de imagem se “fixe” na tela. Eles entram em ação após um período de inatividade pré-configurado e, no caso dos PCs, permanecem ativos até que o mouse seja movimentado ou alguma tecla, pressionada. Para habilitar esse recurso no XP:

1 – Clique na aba Proteção de tela das Propriedades de vídeo e confira as opções disponíveis na pequena representação gráfica do monitor.

2 – Depois de escolher a que mais lhe agradar, clique em Configurações para fazer ajustes adicionais, e em Visualizar para ver o resultado em tela cheia (pressionar a barra de espaço ou qualquer botão do mouse fará com que a tela volte ao normal).

3 – Se estiver satisfeito com o resultado, ajuste o tempo (de 1 a 9999 minutos) no campo Aguardar, marque a caixa “Ao continuar, proteger com senha” (opcional) e clique em Aplicar e em OK.

Como os monitores LCD são imunes ao burn-in (embora possam sofrer outras formas não permanentes de persistência), os descansos de tela assumiram uma função meramente decorativa, com imagens ou padrões em movimento e, em determinados casos, acompanhados de efeitos sonoros – alguns até ativam tarefas úteis em segundo plano, como a varredura do antivírus (saiba mais em http://ultradownloads.uol.com.br/download/Security-Essentials-Screensaver/). Há quem os utilize como medida de proteção contra abelhudos, já que, uma vez marcada a caixa de seleção “Ao continuar, proteger com senha”, o acesso ao computador será bloqueado quando a proteção de tela for ativada e liberado somente com a introdução da senha de logon do usuário. Note que, se configurar seu PC para fazer o logon automaticamente, você não poderá habilitar a senha da proteção de tela.

Outro recurso relevante disponibilizado na aba Proteção de tela das Propriedades de vídeo é acessado via botão “Energia”. Clique nele para criar esquemas com tempos pré-definidos para o Windows desligar o monitor e/ou os discos, entrar em espera e em hibernação. No modo de espera, o computador é desligado parcialmente, e tanto o sistema quanto os programas continuam carregados na RAM; na hibernação, o conteúdo da memória é transferido para o HD e o computador é desativado (você pode até desconectar o cabo de energia), mas o boot será mais rápido e todos os aplicativos e telas ressurgirão como se encontravam antes de o PC “adormecer” (mais detalhes em http://fernandomelis.blogspot.com/2008/10/se-funciona-com-os-ursos.html).

Antes de concluir, não custa lembrar que os “screensavers” são arquivos de extensão .SCR – ou seja, executáveis – e podem conter códigos maliciosos (vírus, trojans etc.). Então, se as animações oferecidas nativamente pelo Windows não lhe agradarem, tome muito cuidado ao baixar opções disponibilizadas na Web.

Um ótimo dia a todos.