sexta-feira, 5 de agosto de 2011

YouTube

O Google (ou “a” Google, como muita gente prefere) tornou-se sinônimo de ferramenta de busca na Web, embora faça bem mais do que isso e a despeito de existirem outros buscadores que também realizam um ótimo trabalho. Aliás, o Guilherme publicou recentemente algumas postagens bastante interessantes sobre o Google (para conferir, clique aqui), e quem pesquisar este meu humilde espaço irá encontrar outras tantas, com dicas para agilizar pesquisas e outros que tais.

Todo mundo sabe que basta acessar o site http://www.google.com.br/, entrar com a palavra-chave, definir os parâmetros da pesquisa e teclar Enter para visualizar uma porção de ocorrências classificadas por ordem de relevância. No entanto, nem sempre as primeiras sugestões correspondem exatamente àquilo que desejamos, de maneira que devemos ser específicos, evitar erros de digitação e usar alguns truques – como a inserção de aspas e sinais de adição e subtração, por exemplo, ou da palavra “define:” (sem as aspas, mas seguida por dois pontos) antes do termo a ser pesquisado. Vale também escrever o termo desejado seguido da expressão site:endereço do site – para localizar remissões a vírus aqui no Blog, por exemplo, digite “vírus site:www.fernandomelis.blogspot.com” (sem as aspas) e confira o resultado.
Passando agora ao mote desta postagem, vejamos como aplicar alguns truques semelhantes para localizar vídeos no YouTube sem que a pesquisa seja como procurar uma agulha num agulheiro:

Quando você realiza uma busca, o serviço vasculha informações no título, na descrição e nas palavras-chave cadastradas, mas é possível restringir a pesquisa ao título inserindo a expressão “allintitle:” (sem as aspas, mas seguida de dois pontos) antes do termo ou dos termos desejados.

Caso sua pesquisa remeta a um filme, os resultados trarão inevitavelmente trailers, clipes e vídeos de fãs, mas você pode usar os operadores + e (sinais de adição e subtração) antes das palavras chave. Por exemplo, Thor +trailer –spot retorna trailers do filme excluindo spots para TV.

Quando você faz a busca a partir de duas ou mais palavras, o mecanismo realiza diversas combinações e, conseqüentemente, retorna um grande número de resultados. No entanto, basta colocar as palavras entre aspas para forçar uma ordem (por exemplo, “como usar o Windows” retornará apenas vídeos ensinando a usar o sistema.

Passemos agora à nossa tradicional piadinha:

Era uma vez uma formiguinha e uma cigarra muito amigas. Durante todo o outono, a formiguinha trabalhou sem parar, armazenando comida para o período de inverno. Não aproveitou nada do sol, da brisa suave do fim da tarde e nem o bate-papo com os amigos, tomando uma cervejinha. Seu nome era 'Trabalho', e seu sobrenome era 'Sempre'. Enquanto isso, a cigarra só queria saber de cantar nas rodas de amigos e nos bares da cidade; não desperdiçou nem um minuto sequer... Cantou durante todo o outono, dançou, aproveitou o sol, curtiu prá valer sem se preocupar com o inverno que estava por vir.
Então, passados alguns dias, começou a esfriar. Era o inverno que estava começando. Quando a formiguinha entrou para a sua toca aconchegante, repleta de comida, ouviu alguém chamando por seu nome, e ao abrir a porta, ficou surpresa ao ver a cigarra numa Ferrari amarela e com um casaco de peles.
A cigarra disse para a formiguinha:
- Olá, amiga, vou passar o inverno em Paris. Será que você poderia cuidar da minha toca?
E a formiguinha respondeu:
- Claro, sem problemas! Mas o que aconteceu? Como você conseguiu dinheiro para ir a Paris e comprar esta Ferrari?
E a cigarra respondeu:
-Imagine você que eu estava cantando em um bar, na semana passada, e um produtor gostou da minha voz. Fechei um contrato de seis meses para fazer show em Paris... A propósito, a amiga deseja alguma coisa de lá?
- Desejo sim, respondeu a formiguinha. - Se você encontrar o La Fontaine (Autor da Fábula Original) por lá, mande-o pra puta que pariu!

Bom final de semana a todos.