sexta-feira, 2 de setembro de 2011

7Zip e Humor de Sexta-feira

O XP é capaz de manipular arquivos zipados através de um recurso nativo (Pastas Compactadas) que costuma “desaparecer” quando instalamos um software de terceiros como o popular WinZip, pois esses programas normalmente assumem as funções de compactador/descompactador padrão do sistema. Vale lembrar que as “Pastas Compactadas” do Windows servem também como ferramenta de segurança, pois permitem manter informações confidenciais longe de olhos curiosos. Para tanto, dê um clique direito num ponto vazio do Desktop, selecione Novo > Pasta e recolha para dentro da nova pasta todos os documentos que você queira proteger. Feito isso, dê um clique direito sobre ela e selecione Enviar para... > Pasta compactada. Abra a pasta compactada, clique no menu Arquivo, clique em Adicionar Senha, insira uma senha, confirme e clique em OK. A partir daí, o conteúdo dessa pasta só poderá ser acessado por quem conhecer sua senha, mas não deixe de fazer um backup dos arquivos num CD-R ou pendrive – não só para o caso de esquecer a senha, mas também porque essa proteção não impede que você ou outro usuário exclua a pasta acidentalmente e esvazie a lixeira.
Vale lembrar também que o ZIP é apenas um dos muitos formatos para compressão – e não necessariamente o melhor –, e que o 7-Zip (gratuito e de código aberto) lida tanto com arquivos ZIP (e outros formatos como RAR, ARJ, CAB, BZ2, etc.) quanto com o 7z, mais avançado e eficiente, cuja taxa de compressão é impressionante; se você lida freqüentemente com arquivos compactados, não deixe de experimentar. Se preferir, faça o download a partir do Baixaki (http://www.baixaki.com.br/download/7-zip.htm), que oferece mais informações e dá dicas importantes para o uso do programa.

Passemos agora ao nosso tradicional humor de sexta-feira:

Oração do Joãozinho:
-Senhor Todo Poderoso, há 2 anos o Senhor levou meu cantor favorito, Michael Jackson; meu locutor favorito, Lombardi; meu ator preferido, Patrick Swayze; minha dançarina preferida, Lacraia, e neste ano levou minha cantora favorita, Amy Winehouse! Quero lembrar ao Senhor que meus políticos preferidos são: Lula, Sarney, Paulo Maluf, Collor, Renan Calheiros, Serra, Sérgio Cabral, Garotinho, Marta Suplicy... Coloque-os na ordem de sua preferência, amém!

Bom final de semana a todos.