segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Programar é preciso

Antes de passar ao tema de hoje, vale salientar que meu amigo de além-mar José Viegas se dignou de complementar o que eu disse sobre o Java no post da última quinta-feira, mas achou por bem fazê-lo em seu próprio site, notadamente devido à complexidade do tema e extensão do texto. Pelos mesmos motivos, também a mim parece inadequado reproduzir aqui as considerações que ele publicou lá, de maneira que me limito a fornecer o link para a primeira das três postagens, que é http://www.mundopaspalho.com/2011/09/02/java-nao-e-so-na-indonesia-parte-1/. Assim, quem quiser cotejar minhas humildes colocações sobre o Java com a aula que um verdadeiro especialista está ministrando a meu pedido, é só visitar o espaço Mundo Paspalho.      

Talvez a maior vantagem do Correio Eletrônico em relação ao Serviço Postal convencional seja a celeridade: instantes após você no botão “enviar” do seu serviço de Webmail ou programa cliente, a mensagem aparece como por encanto na caixa postal do destinatário (se ele vai ou não lê-la imediatamente, aí já é outra história).
Há casos, todavia, em que pode ser interessante programar uma mensagem (para cumprimentar um amigo que aniversaria na semana seguinte, por exemplo). Se você usa o Outlook 2003, basta clicar em Opções, assinalar a caixa de verificação "Não entregar antes de" e definir data e horário para a remessa. Note, porém, que o e-mail só será entregue conforme o programado se na data e hora pré-definidas seu computador estiver ligado, conectado, e com o Outlook aberto.
Por conta disso, talvez seja mais prático utilizar o LetterMeLater.  O serviço é gratuito e requer apenas a criação de uma conta e o cadastro do(s) e-mail(s) que deverá(ão) figurar como remetente(s) nas mensagens agendadas. Da primeira vez, você precisa escolher uma faixa de fuso-horário e confirmar o endereço eletrônico cadastrado – para o qual o LetterMeLatter enviará uma mensagem com um link de ratificação. Depois é só compor o texto, preencher o campo assunto, definir o(s) destinatário(s) e selecionar a(s) data(s) e horário(s) para o envio. É possível até mesmo programar mensagens sem acessar o site (veja como em http://www.lettermelater.com/forum.php?id=2).
Bom dia a todos e até mais ler.