segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Antecipando o futuro...


O XP, que completou recentemente dez anos de bons serviços prestados, continua sendo amplamente utilizado em todo o mundo, embora venha cedendo (progressivamente) espaço ao Seven. Essa sobrevida notável – que lhe concede suporte estendido até abril de 2014 – decorreu em grande parte do retumbante fiasco do Windows Vista (tanto de crítica quanto de público), comparável somente ao da malfadada versão Millennium, que também não conseguiu desbancar o velho Win98, mas isso já é outra história.
Interessa mesmo dizer que, se você ainda não migrou para o bem sucedido Windows 7, está mais do que na hora de fazê-lo, sob pena de perder o bonde da história. Afinal, o Windows 8 deve chegar lá pelo final do ano que vem, e a julgar pela versão pré-Beta lançada recentemente, promete ser um sistema bastante inovador. No entanto, sabendo onde procurar, é possível antecipar alguns desses recursos com o auxílio de programinhas que não custam um tostão. Confira:

Cada nova versão do Windows promete superar a anterior no que concerne à rapidez na inicialização. O Windows 7 melhorou sensivelmente o tempo de boot em relação ao Vista retardando o carregamento de serviços não essenciais, e seu sucessor deve ser ainda mais rápido. No entanto, você pode usufruir desses benefícios com o freeware Startup Delayer, que permite postergar o início de programas selecionados e reduzir o uso de recursos durante a inicialização (mais informações e download em http://www.baixaki.com.br/download/startup-delayer.htm).

O Windows 8 promete um consumo de energia mais racional nos laptops – coisa que você pode antecipar com o freeware BatteryCare, que, dentre outras funções, permite desabilitar automaticamente o AERO e outros serviços pesados quando o computador é alimentado pela bateria (mais informações e download em http://www.baixaki.com.br/download/batterycare.htm).

Outra novidade prometida para o Windows 8 é a possibilidade de localizar e baixar programas através de sua própria “lojinha” (que, segundo consta, a Microsoft batizou com o nome nada criativo de WINDOWS STORE). Para ter uma idéia de como isso irá funcionar, você pode recorrer à lojinha da Intel, que oferece games, gadgets e uma porção de ferramentas úteis (muitas delas gratuitas), além de alertar para atualizações de softwares. Outra opção interessante é o NPACKD – programinha de código aberto que cumpre mais ou menos a mesma função do repositório de aplicativos do Linux. Ele sugere diversos aplicativos, faz o download e a instalação e alerta quando existem novas versões (mais informações e download em http://www.superdownloads.com.br/download/18/npackd/).

Amanhã tem mais. Abraços e até lá.