terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ainda as imagens...

Vimos no post anterior que o Paint “quebra o galho” na hora de adequar o formato dos arquivos de imagens à respectiva destinação, mas você não precisa ficar restrito a esse componente nativo do Windows, pois existe um vasto leque de editores de imagens gratuitos (como o Gimp e do Paint.net, dentre tantos outros).
Outro programinha gratuito – voltado especificamente ao redimensionamento de imagens – que eu considero bastante interessante é o Power Toy Image Rresizer,  mas para quem não edita imagens com freqüência, o melhor é recorrer a serviços on-line como o Picnik, o Pixlr, o SumoPaint SumoPaint e o  FotoFlexer (o meu preferido), por exemplo, que dispensam instalação e são eficientes e fáceis de usar.
Já para "aliviar" o peso de uma imagem a ser enviada por e-mail, basta clicar sobre o arquivo em questão com o botão direito do mouse e, no menu suspenso que surgir, escolher a opção Enviar para > Destinatário de correio. Na caixa de diálogo que se abrir, escolha a opção "Reduzir todas as imagens" e em seguida clique em OK (seu cliente de e-mail abrirá uma tela de nova mensagem com o arquivo de imagem devidamente reduzido e anexado).
Um ótimo dia a todos e até mais ler.