quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Mais sobre teclados


Teclados de computador utilizam o padrão QWERTY – herança das velhas máquinas de escrever –, mas alguns trazem teclas adicionais e recorrem a combinações (atalhos) cujos resultados variam conforme o programa em execução. No Windows, por exemplo, Alt+F4 fecha as janelas ativas e Windows+M as minimiza (tecle Windows+Shift+M para tornar a maximizá-las); no Word, para localizar uma porção de texto específica, pressione Ctrl+L, e se quiser aumentar ou diminuir o tamanho da fonte de uma palavra ou frase previamente selecionada, tecle Ctrl+] ou Ctrl+[ (veja mais sobre atalhos de teclado em http://fernandomelis.blogspot.com/2008/02/revisitando-atalhos-de-teclado.html).

Observação: No caso de uma pane inesperada acometer seu teclado justamente quando você tem um trabalho importante a finalizar, abra o Teclado Virtual (Iniciar/Todos os programas/Acessórios/Acessibilidade) e use o mouse para pressionar as teclas.

Já vimos que portáteis de dimensões reduzidas economizam espaço suprimindo o bloco numérico ou atribuindo funções adicionais a teclas específicas (geralmente destacadas na cor azul e relacionadas com o controle de volume, brilho e contraste), acessíveis com o concurso da tecla Fn. Já o efeito das chamadas teclas de função (F1 a F12) varia conforme o contexto e com a marca e modelo do aparelho, mas, em linhas gerais, a coisa é a seguinte:       

F1 – Abre a janela de ajuda;
F2 – Renomeia arquivos, inicia jogos e, se pressionada durante o Boot, dependendo da marca e versão do BIOS, abre a tela do CMOS Setup;
F3 – Abre a janela de busca;
F4 – Funciona como uma barra de endereços no Internet Explorer;
F5 – Atualiza páginas na maioria dos navegadores;
F6 – Seleciona a barra de endereço do Mozilla Firefox;
F7 – Aciona a correção no Word;
F8 – Pressionado durante o Boot, convoca o Modo de Segurança;
F9 – Não tem função especificada nativamente;
F10 – Alternativa para a tecla Alt em alguns programas;
F11 – Expande a janela do navegador;
F12 – Não há função especificada nativamente.

Voltaremos amanhã com uma lista de atalhos específicos para o Windows 7; abraços e até lá.