segunda-feira, 19 de março de 2012

De volta ao DEFRAG (conclusão)


Prosseguindo com o que dizíamos na última quinta-feira, o melhor momento para desfragmentar o HD é quando o PC está ocioso, e para não ter de ficar “de plantão” durante horas, você pode configurar o SMART DEFRAG 2 para desligar o computador (ou colocá-lo em stand-by ou em hibernação, a seu critério) tão logo a desfragmentação seja concluída (na tela principal do programa, clique em “Desligar após a desfragmentação” e escolha a opção desejada).
Outra funcionalidade interessante dessa ferramenta é sua capacidade de ser executada durante o boot, e assim desfragmentar arquivos como o pagefile, hibernation file, MFT e outros que ficam inacessíveis quando o Windows está carregado. As opções são apenas no próximo boot; todos os dias, no primeiro boot; sempre que o sistema for inicializado; ou estipular uma freqüência entre 2 e 30 dias. Também é possível executar a desfragmentação em segundo plano (clique em “SIMem Desfragmentação Automática e faça os ajustes desejados em Configurações), embora eu recomende desabilitar essa função, pois o processo pode ter início num momento inoportuno e retardar sobremaneira o encerramento do sistema e o desligamento do computador.
Note que:

1- Um programinha similar, igualmente gratuito e bem bacana é o Puran Defrag (mais informações e download no website do fabricante http://www.puransoftware.com/).

2- Se você instalar um desfragmentador de terceiros, não deixe de desabilitar a ferramenta nativa do Windows, já que ela pode ficar rodando desnecessariamente em segundo plano, desperdiçando recursos do sistema. Para tanto, clique em Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Desfragmentador de disco e, no campo Agendamento, desmarque a caixa Executar seguindo um agendamento.

Abraços e até mais ler.