quinta-feira, 12 de abril de 2012

INICIALIZAÇÃO MAIS RÁPIDA


Cada nova edição do Windows promete melhor desempenho e inicialização mais rápida, porém na prática a coisa nem sempre é assim – só que isso já é outra história e fica para outra vez.
Passando ao que interessa, a Microsoft conseguiu reduzir o tempo no boot do Seven retardando o carregamento de serviços não essenciais, mas você pode obter resultados semelhantes em versões mais antigas com o freeware Startup Delayer (mais informações e download em http://www.baixaki.com.br/download/startup-delayer.htm).
Outra demora que torra a paciência dos apressadinhos remete ao encerramento, quando o Windows faz o logoff, fecha todos os programas, processos e serviços que rodam em segundo plano e então desliga o computador. Dependendo de diversas variáveis – cujo detalhamento foge ao escopo desta postagem –, isso pode levar de vários segundos a muitos minutos, e ainda que seja possível ganhar tempo mediante uma incursão pelo Registro (saiba mais em http://fernandomelis.blogspot.com/2011/07/registro-limpeza-e-otimizacao.html e postagens seguintes), é melhor recorrer a ferramentas de Tweak ou ao Speed Up Shutdown – que é gratuito, roda no XP, Vista e Seven e pode ser descarregado do Baixaki, que oferece informações detalhadas sobre o programinha.

Observação: Convém ler atentamente essas informações, pois, apesar de ser fácil de usar e dispensar instalação, o programinha se vale de links externos e ferramentas nativas do sistema e nem sempre apresenta resultados significativos.

Abraços e até a próxima.