quinta-feira, 26 de abril de 2012

SCANDISK/CHKDSK


O CHKDSK – herança do velho DOS – voltou à ativa com o Windows XP, substituindo o SCANDISK das versões 9x/ME. No entanto, ambos fazem basicamente a mesma coisa, ou seja, corrigem erros no sistema de arquivos e tentam recuperar clusters problemáticos.
Para convocar o CHKDSK, abra o Windows Explorer, dê um clique direito no drive que deseja examinar e clique em Propriedades/Ferramentas/Correção de erros/Verificar agora...
Para uma análise pura e simples, desmarque ambas as opções da caixa Verificar Disco, clique em Iniciar e aguarde o resultado (no Windows 7, um relatório detalhado será exibido ao final do processo). Caso seja necessário corrigir erros no sistema de arquivos e reparar setores defeituosos, marque as caixas respectivas, clique em Iniciar e responda SIM quando lhe for perguntado se deseja agendar uma verificação para o próximo boot. (Será preciso reiniciar o computador, pois a checagem demanda acesso exclusivo à unidade de sistema e, portanto, deve ser executada antes que o Windows seja carregado).
Amanhã a gente fala um pouco sobre gerenciadores de download, de modo que voltaremos a este assunto somente após o feriadão.